Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHespanha, Pedro-
dc.date.accessioned2011-09-28T12:12:50Z-
dc.date.available2011-09-28T12:12:50Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationHESPANHA, Pedro. Os paradoxos da educação: uma reflexão crítica sobre a escola e a sociedade. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 41, n. 2, p. 57-65, 2010.pt_BR
dc.identifier.issnBL 0041-8862-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/824-
dc.description.abstractLow educational levels, high taxes of students that drop out of school or fail to succeed, and difficulties to get the first job constrain Portugal to a particularly unfavorable stand when one contrasts those data to other countries’ that are our partners in the European Union. Causes are many and have been amply discussed, and it known today that they are not a sole outcome from shortcomings of institutions that are entrusted with the development of youngsters such as schools, community, hiring businesses or promoters of leisure activities, but rather all of them together. With this intervention one seeks to address some issues considering the agent behind educational processes, specifically those issues related to the environment where they are engendered.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleOs paradoxos da educação: uma reflexão crítica sobre a escola e a sociedadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs baixos níveis de escolaridade, as elevadas taxas de abandono e insucesso escolar, as dificuldades de acesso ao primeiro emprego colocam Portugal numa posição particularmente desfavorável quando se comparam esses dados com os de outros países nossos parceiros na União Europeia. As causas do problema são diversas e têm sido amplamente estudadas, sabendo-se hoje que elas não são atribuíveis em exclusivo a nenhuma das instituições que têm a cargo ocupar-se dos jovens, sejam elas a escola, a família, a comunidade, os empregadores ou as actividades de lazer, mas sim a todas elas em conjunto. Neste artigo, examinam-se questões a ter em conta por quem está envolvido nos processos educativos, designadamente as que se prendem aos contextos em que se produzem os problemas.pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_PHespanha.PDF134,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.