Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82450
Tipo: Dissertação
Título : Neuroexplica: construção, validação e aplicação de um podcast de divulgação científica de neurociência
Título en inglés: Neuroexplica: development, validation, and application of a neuroscience science communication podcast
Autor : Silva, Demesson Mateus de Lima
Tutor: Roncari, Camila Ferreira
Co-asesor: Baltar, Luana de Almeida Pereira
Palabras clave en portugués brasileño: Comunicação;Inquéritos e Questionários;Webcast;Neurociências;Tecnologia Educacional
Palabras clave en inglés: Communication;Surveys and Questionnaires;Webcast;Neurosciences;Educational Technology
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA
Fecha de publicación : 2025
Citación : LIMA-SILVA, Demesson Mateus de. Neuroexplica: construção, validação e aplicação de um podcast de divulgação científica de neurociência. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82450. Acesso em: 10 set. 2025.
Resumen en portugués brasileño: Com o avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), surgem novas estratégias para o ensino e a divulgação científica, como o podcast, uma ferramenta prática e de fácil aplicação. O podcast originou-se dos termos Ipod da Apple e broadcasting referente a radiodifusão, sendo a forma de publicação do podcast através de um arquivo digital, via internet. Em vista disso, a divulgação da neurociência tem ganhado destaque na mídia através do uso de plataformas de streming que disponibiliza podcasts variados. O presente estudo tem como objetivo promover a divulgação científica com o uso TDICs através da criação, validação e aplicação de podcast de neurociência para estudantes do ensino médio. A primeira etapa da pesquisa, consistiu na validação do conteúdo e da aparência do podcast, foram selecionados 22 especialistas de validação. Utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo em Nível de Item (I-IVC) e o Índice de Validade de Conteúdo em Nível de Escala (S-IVC/AVE). Itens com I-IVC ≥ 0,80 e S-IVC ≥ 0,90 foram considerados aprovados. Foram produzidos 5 episódios de divulgação neurocientífica intitulado como podcast “Neuroexplica”. Os episódios estavam relacionados às temáticas 1) Sono; 2) ciclo-circadiano; 3) memória e aprendizagem; 4) vícios e procrastinação e 5) exercícios físicos, aprendizado e saúde mental. A segunda etapa da pesquisa foi a aplicação do “Neuroexplica” em três escolas públicas de ensino médio, totalizando inicialmente 71 estudantes. A validação de conteúdo dos episódios apresentou I-IVC com pontuações ≥ 0,80 para a maioria dos itens, exceto ao item relacionado a trilhas sonoras 4.5 (0,54 a 0,72), enquanto que o S-IVC/AVE geral foi 0,93 a 0,94, com ajustes sugeridos pelos especialistas. Já a validação de conteúdo, todos os episódios obtiveram I-IVC e S-IVC/AVE 1,00, indicando concordância ideal. A princípio, 91,74% responderam pelo menos um dos cinco formulários referentes aos episódios validados. Foi observado que ao longo dos questionários dos episódios houve redução do números de respondentes. O desempenho geral dos estudantes foi avaliado pelo percentual de acertos nos questionários, com mediana de 60% [Intervalo Interquartil = 28%], valor significativamente superior ao ponto de referência de 50% (Intervalo de Confiança de 95%: 8,0 a 20,0, P < 0,001, correlação posto-bisserial: 0,51 [IC de 95%: 0,27 a 0,69], grande efeito). Não houve diferença significante entre meninos e meninas (U de Mann-Whitney = 407,5, P = 0,616). A escola Adolfo Ferreira de Sousa obteve maior desempenho geral entre as instituições 80% [IIQ: 22%], com post hoc entre Adolfo Ferreira x Brunilo Jacó (Pbonf = 0,008) e Adolfo Ferreira x Saraiva Leão (P < 0,001). Além disso, post hoc revelou desempenho significativamente maior da Escola Adolfo Ferreira em comparação a escola Saraiva Leão no episódio 1 (sono) (Pbonf = 0,009) e episódio 3 (memória e aprendizagem) (Pbonf = 0,031). O curso técnico em Enfermagem obteve maior desempenho 80% [IIQ: 13%] em comparação aos estudantes sem curso técnico (Pbonf = 0,002). No que diz respeito ao desemepenho dos estudantes por episódio, os episódios 1 (sono) e 4 (vícios e procrastinação) apresentaram diferenças significante em relação ao episódio 2 (cronotipos) (P < 0,001) e (Pbonf =0,015), respectivamente. A percepção dos estudantes foi majoritariamente positiva, a saber, 81,81% concordaram que o podcast contribuiu para o aprendizado de neurociência e 77,27% o consideraram útil para divulgação científica. Porém, (36,36%) concordaram parcialmente sobre a compreensão do assunto, um valor próximo dos que concordaram totalmente (59,09%). Dessa forma, os resultados mostraram que o podcast validado apresentou maior pontuação do conteúdo em detrimento a aparência, necessitando de ajustes, especialmente na sonorização. Apesar das pontuações superarem o ponto de referência (50%), o desempenho mediano (60%) ainda indica um nível de conhecimento considerado suficiente. Foram observadas variações no desempenho entre escolas com ou sem cursos, com destaque a escola profissionalizante Adolfo Ferreira e do curso técnico em Enfermagem. Ademais, a percepção dos estudantes parece mostrar a efetividade da divulgação do “Neuroexplica”, ainda que haja limitações pela complexidade dos assuntos sobre neurociência. Assim, pesquisas adicionais devem ser feitas considerando as limitações desta pesquisa, permitindo contribuições valiosas para a divulgação neurocientífica.
Abstract: With the advancement of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), new strategies for teaching and scientific dissemination emerge, such as podcasts, a practical and easily applicable tool. The term podcast originated from the Apple iPod and broadcasting, referring to radio broadcasting, with podcasts being published as digital files via the internet. In this regard, neuroscience dissemination has gained prominence in the media through the use of streaming platforms that offer a variety of podcasts. The present study aims to promote scientific dissemination using DICTs through the creation, validation, and application of a neuroscience podcast for high school students. The first stage of the research consisted of validating the content and appearance of the podcast, with 22 validation specialists selected. The Item-level Content Validity Index (I-CVI) and the Scale-level Content Validity Index (S-CVI/AVE) were used. Items with I-CVI ≥ 0.80 and S-CVI ≥ 0.90 were considered approved. Five episodes of neuroscientific dissemination, titled the “Neuroexplica” podcast, were produced. The episodes were related to the themes: 1) Sleep; 2) Circadian rhythm; 3) Memory and learning; 4) Addictions and procrastination; and 5) Physical exercise, learning, and mental health. The second stage of the research involved the application of “Neuroexplica” in three public high schools, initially totaling 71 students. The content validation of the episodes showed I-CVI scores ≥ 0.80 for most items, except for the item related to soundtracks 4.5 (0.54 to 0.72), while the overall S-CVI/AVE was 0.93 to 0.94, with adjustments suggested by the specialists. For content validation, all episodes obtained I-CVI and S-CVI/AVE of 1.00, indicating ideal agreement. Initially, 91.74% responded to at least one of the five forms related to the validated episodes. It was observed that over the course of the episode questionnaires, there was a reduction in the number of respondents. The overall performance of the students was evaluated by the percentage of correct answers in the questionnaires, with a median of 60% [Interquartile Range = 28%], a value significantly higher than the reference point of 50% (95% Confidence Interval: 8.0 to 20.0, P < 0.001, point-biserial correlation: 0.51 [95% CI: 0.27 to 0.69], large effect). There was no significant difference between boys and girls (Mann-Whitney U = 407.5, P = 0.616). The Adolfo Ferreira de Sousa school achieved the highest overall performance among the institutions, 80% [IQR: 22%], with post hoc analysis between Adolfo Ferreira x Brunilo Jacó (Pbonf = 0.008) and Adolfo Ferreira x Saraiva Leão (P < 0.001). Furthermore, post hoc analysis revealed significantly higher performance of the Adolfo Ferreira School compared to the Saraiva Leão school in episode 1 (sleep) (Pbonf = 0.009) and episode 3 (memory and learning) (Pbonf = 0.031). The technical course in Nursing obtained a higher performance of 80% [IQR: 13%] compared to students without a technical course (Pbonf = 0.002). Regarding student performance per episode, episodes 1 (sleep) and 4 (addictions and procrastination) showed significant differences compared to episode 2 (chronotypes) (P < 0.001) and (Pbonf = 0.015), respectively. The students' perception was predominantly positive, with 81.81% agreeing that the podcast contributed to neuroscience learning and 77.27% considering it useful for scientific dissemination. However, 36.36% partially agreed on the comprehension of the subject, a value close to those who fully agreed (59.09%). Thus, the results showed that the validated podcast presented a higher content score compared to its appearance, requiring adjustments, especially in the sound design. Although the scores exceeded the reference point (50%), the median performance (60%) still indicates a sufficient level of knowledge. Variations in performance were observed between schools with or without courses, with emphasis on the vocational school Adolfo Ferreira and the technical course in Nursing. Furthermore, the students' perception seems to demonstrate the effectiveness of the “Neuroexplica” dissemination, even with limitations due to the complexity of neuroscience topics. Therefore, additional research should be conducted considering the limitations of this study, allowing valuable contributions to neuroscientific dissemination.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82450
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0001-6584-0770
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/1472735820516942
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-7204-8490
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0745253037526203
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-2121-5292
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/4611021626336913
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DMO - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_dmlsilva9,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.