Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82386| Tipo: | TCC |
| Título : | Contribuições do PIBID para a formação inicial docente em Ciências Biológicas: um relato de experiência |
| Título en inglés: | PIBID contributions to initial teacher training in Biological Sciences: an experience report |
| Autor : | Targino, Mayara Gomes |
| Tutor: | Leite, Raquel Crosara Maia |
| Palabras clave en portugués brasileño: | PIBID;Formação inicial docente;Identidade profissional;Narrativa autobiografia;Ensino de Biologia |
| Palabras clave en inglés: | PIBID;Initial teacher education;Professional identity;Autobiographical narrative;Biology teaching |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | TARGINO, Mayara Gomes. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente em Ciências Biológicas: um relato de experiência. 2025. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho é uma autobiografia narrativa, sobre a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que na visão da bolsista consolidou-se como uma política pública significativa na valorização do magistério, especialmente ao direcionar-se aos cursos de Licenciatura. Este programa proporcionou aos bolsistas acesso antecipado à sala de aula para desenvolver projetos que facilitem os processos de ensino e aprendizagem de alunos em diversas áreas do conhecimento. A questão norteadora é: de que maneira o PIBID pode impactar o processo de concepção da profissão docente de professores de Biologia em formação? A partir dessa indagação, busca-se refletir sobre o processo de formação docente decorrente da participação no PIBID. O objetivo geral é refletir sobre o processo de formação de uma docente a partir de sua participação no PIBID. Os objetivos específicos são identificar os desafios para a realização das atividades como bolsista, caracterizar as atividades realizadas como bolsista e analisar os impactos do programa na formação docente. A metodologia adotada baseia-se no método autobiográfico, utilizando uma narrativa pessoal de uma ex-bolsista do subprojeto PIBID. Essa abordagem permite compreender como as experiências no programa influenciam a (re)construção da identidade profissional docente, reconhecendo que tal identidade é dinâmica e se transforma conforme novos desafios surgem durante a formação inicial. Com isso, as experiências docentes proporcionadas pelo PIBID transformam significativamente a visão sobre a docência, as concepções de educação e o ensino de Ciências e Biologia no contexto da escola pública. A participação no programa oferece aos licenciandos a oportunidade de vivenciar a prática docente em ambientes reais, permitindo-lhes aplicar teorias aprendidas e desenvolver competências essenciais para a profissão. Além disso, o PIBID promove a integração entre teoria e prática, essencial para a formação de novos professores. A pesquisa narrativa realizada demonstra que relembrar as trajetórias educacionais nas escolas tem grande significado para os licenciandos participantes do programa. A participação no PIBID durante a graduação é apontada como um diferencial formativo significativo, tanto no que se refere à aprendizagem de aspectos teórico-metodológicos relacionados ao ensino de Ciências e Biologia, quanto ao desenvolvimento de uma postura científica mediante a participação em eventos e publicações científicas. Este estudo destaca que as experiências de campo como bolsista no PIBID devem ser consideradas como provisórias, uma vez que o objetivo final do participante é tornar-se um professor competente em sua área de formação. No decorrer de sua trajetória profissional, novas possibilidades e desafios surgem, ampliando sua visão e prática docente. As identidades profissionais são (re)escritas ao longo das trajetórias de vida e na escola; por essa razão, o processo de (re)construção dessas identidades está intrinsecamente ligado aos projetos de vida de cada indivíduo. A metáfora do palimpsesto é adotada para ilustrar que os discursos de identidade podem ser escritos, reescritos e ressignificados ao longo da história pessoal e profissional. Em suma, o PIBID desempenha um papel crucial na formação inicial de professores, proporcionando experiências práticas que enriquecem a formação acadêmica e contribuem para a construção de uma identidade docente sólida e reflexiva. |
| Abstract: | This study is a narrative autobiography about the experience in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), which, from the perspective of the scholarship holder, has been consolidated as a significant public policy for valuing the teaching profession, especially by targeting undergraduate teaching programs. This program provided scholarship holders with early access to the classroom to develop projects that facilitate teaching and learning processes in various fields of knowledge. The specific objectives of this study are to reflect on the teacher training process through participation in PIBID, identify the challenges faced as a scholarship holder, characterize the activities carried out, and analyze the program's impact on teacher education. The guiding research question is: How can PIBID influence the process of job training in the teaching profession for Biology teachers in training? Based on this inquiry, the study seeks to reflect on the teacher education process resulting from participation in PIBID. The methodology adopted is based on the autobiographical method, using a personal narrative from a former PIBID subproject scholarship holder. This approach allows for an understanding of how experiences in the program influence the (re)construction of professional teacher identity, recognizing that this identity is dynamic and transforms as new challenges arise during initial training. Consequently, the teaching experiences provided by PIBID significantly transform perspectives on teaching, education concepts, and the instruction of Science and Biology in the public school context. The participation in the program offers pre-service teachers the opportunity to experience teaching practice in real environments, allowing them to apply learned theories and develop essential professional skills. Moreover, PIBID promotes the integration of theory and practice, which is crucial for the training of new teachers. The narrative research conducted demonstrates that recalling educational trajectories in schools holds great significance for participants in the program. The participation in PIBID during undergraduate studies is identified as a significant formative advantage, both in terms of learning theoretical and methodological aspects related to Science and Biology education and in developing a scientific approach through participation in events and academic publications. This study highlights that field experiences as a PIBID scholarship holder should be considered temporary, as the ultimate goal of the participant is to become a competent teacher in their field of study. Throughout their professional journey, new possibilities and challenges emerge, broadening their vision and teaching practice. Professional identities are (re)written throughout life and school trajectories; therefore, the process of (re)constructing these identities is intrinsically linked to each individual’s life projects. The metaphor of the palimpsest is adopted to illustrate that identity narratives can be written, rewritten, and reinterpreted throughout personal and professional history. In summary, PIBID plays a crucial role in initial teacher education, providing practical experiences that enrich academic training and contribute to the construction of a solid and reflective teaching identity. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82386 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-1563-9670 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_mgtargino.pdf | 715,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.