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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8214
Tipo: | Dissertação |
Título : | Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental |
Título en inglés: | Orality and writing: a sociolinguistic analysis in written texts of elementary school students |
Autor : | Silva, Maria Lucas da |
Tutor: | Aragão, Maria do Socorro Silva de |
Palabras clave : | Linguistic Variation;Orality and Writing;Língua portuguesa – Variação;Língua portuguesa – Composição e exercícios;Língua portuguesa – Morfofonologia;Língua portuguesa – Estudo e ensino – Aracati (CE) |
Fecha de publicación : | 2013 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | Silva, M. L.; Aragão, M. S. S. (2013) |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa, inserida no âmbito da Sociolinguística Educacional, objetiva descrever e analisar as marcas da oralidade no nível morfofonêmico encontradas nas produções textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental I e II. O embasamento teórico deste trabalho centra-se nos estudos sobre Variação Linguística propostos por Labov (1974, 2003, 2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010) e Kato (2010) acerca da linguagem falada e linguagem escrita, assim como nas categorias de análise e diagnose de erros no ensino de língua materna propostas por Bortoni-Ricardo (2005). Trabalhou-se com dois grupos de alunos, um pertencente ao 5º ano e o outro pertencente ao 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais. O corpus é composto por cento e sessenta (160) textos, sendo oitenta (80) textos do gênero relato pessoal e oitenta (80) textos do gênero carta de solicitação. A hipótese principal era que as marcas da oralidade no nível fonético-fonológico, relacionadas aos erros decorrentes da transposição da fala para a escrita, são manifestadas nos textos escritos dos alunos do Ensino Fundamental, revelando um desconhecimento, por parte dos estudantes, das peculiaridades de cada modalidade. Os resultados revelaram que a maior incidência de marcas morfofonêmicas concentra-se em “erros” decorrentes da transposição da fala para a escrita, especificamente, os decorrentes de regras fonológicas variáveis graduais, seguida de “erros” referentes às convenções ortográficas. A pesquisa visa, portanto, a partir dos resultados obtidos, a contribuir com a reflexão dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental acerca dos fenômenos linguísticos, característicos da fala, manifestados nos textos escritos dos alunos. |
Descripción : | SILVA, Maria Lucas da. Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental. 2013. 152f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2013. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8214 |
Aparece en las colecciones: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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