Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82149
Type: TCC
Title: O ensino de solos na educação básica: uma experiência nas escolas da rede pública de Fortaleza-CE
Authors: Sousa, Leonardo Silva de
Advisor: Oliveira, Vládia Pinto Vidal de
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino de geografia;Solos;Geografia física;Educação básica;Degradação;Desertificação;Educação ambiental
Keywords in English : Geography teaching;Soils;Physical geography;Basic education;Degradation;Desertification;Environmental education
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Issue Date: 2025
Citation: SOUSA, Leonardo Silva de. O ensino de solos na educação básica: uma experiência nas escolas da rede pública de Fortaleza-CE. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo discute a importância do ensino de solos na Educação Básica por meio do ensino de Geografia. Sabe-se que o ensino de Geografia potencializa a formação crítica e reflexiva dos alunos. A Geografia física tem sido uma importante área para trabalhar as discussões dos problemas ambientais da atualidade decorrentes das mudanças climáticas e da atividade humana. Dentro dos estudos físicos-naturais da Geografia é importante destacar a perspectiva da educação ambiental que serviu para desenvolver as discussões sobre degradação, desertificação e conservação dos solos. O estudo tem foco no ensino de solos, associado ao ensino de Geografia. O objetivo da pesquisa foi analisar através do ensino de Geografia, a importância do estudo de solos na Educação Básica, proporcionando aos estudantes, a compreensão sobre a dinâmica natural das paisagens, como também para a manutenção da vida, apontando as principais consequências da degradação dos solos e do processo de desertificação. A pesquisa desenvolvida foi de caráter exploratório, com abordagem qualitativa. Além do embasamento teórico sobre o ensino de geografia e de solos e da análise crítica dos livros didáticos e os conteúdos de solos, o processo metodológico se deu pelo desenvolvimento de práticas de solos em duas escolas da rede pública de Fortaleza, a EM Creusa do Carmo Rocha da rede municipal de educação e a EEMTI Liceu do Conjunto Ceará da rede estadual de educação. A prática foi organizada em uma aula teórica sobre conceituação e formação dos solos e uma amostragem dos solos. Durante a realização da prática foi possível trabalhar o estudo dos solos sobre uma perspectiva da educação ambiental, a fim de sensibilizar e conscientizar os alunos frente às problemáticas da desertificação e degradação dos solos. A prática de solos mostrou que o ensino significativo da Pedologia e o auxílio de material didático potencializam o ensino de solos. Também foi ressaltado a contribuição do LAPED e da universidade para a Educação Básica. Por fim, esta pesquisa serviu para evidenciar a importância do ensino de solos na educação básica, mostrando aos alunos que o solo é um importante componente da paisagem, necessário para a manutenção da vida.
Abstract: This study discusses the importance of teaching soils in Basic Education through Geography teaching. It is known that Geography education enhances students' critical and reflective development. Physical Geography has been an important area for addressing current environmental issues arising from climate change and human activity. Within the physical-natural studies of Geography, it is important to highlight the perspective of environmental education, which has contributed to discussions on soil degradation, desertification, and conservation. The study focuses on the teaching of soils, associated with Geography education. The aim of the research was to analyze, through Geography teaching, the importance of studying soils in Basic Education, providing students with an understanding of the natural dynamics of landscapes, as well as the maintenance of life, pointing out the main consequences of soil degradation and desertification. The research conducted was exploratory in nature, with a qualitative approach. In addition to the theoretical foundation on Geography and soil education and the critical analysis of textbooks and soil content, the methodological process involved the development of soil-related activities in two public schools in Fortaleza: EM Creusa do Carmo Rocha (municipal education network) and EEMTI Liceu do Conjunto Ceará (state education network). The practice was organized into a theoretical class on the concept and formation of soils, followed by a soil sampling activity. During the activity, it was possible to approach the study of soils from an environmental education perspective, in order to raise awareness and sensitize students to the issues of desertification and soil degradation. The soil activity demonstrated that meaningful teaching of Pedology, combined with educational materials, enhances the teaching of soils. The contribution of LAPED (Pedology Laboratory) and the university to Basic Education was also highlighted. Finally, this research served to emphasize the importance of teaching soils in Basic Education, showing students that soil is a vital component of landscapes, essential for the maintenance of life.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82149
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0202014590179417
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5787834301134358
Co-advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7756-9009
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5787834301134358
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_lssousa.pdf4,77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.