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Tipo: Dissertação
Título: A cidade, o terreiro e a escola: encruzilhando saberes para o ensino de história
Título em inglês: City, terreiro and school: crossing knowledge for teaching history
Autor(es): Alves, Maria Disnei Souza
Orientador: Ribard, Franck Pierre Gilbert
Palavras-chave em português: Ensino de História;Terreiro;Cidade;Escola;Racismo religioso
Palavras-chave em inglês: History teaching;City;School;Religious racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Data do documento: 2025
Citação: SOUZA, Maria Disnei Alves. A cidade, o terreiro e a escola: encruzilhando saberes para o ensino de história. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A presente dissertação buscou discutir em seu corpus de análise elementos que permitissem perceber as relações existentes entre a cidade de Sobral, o terreiro de Umbanda e a escola básica. Tendo em vista a educação para as relações étnico-raciais, este estudo analisa como a experiência afro-religiosa, no contexto citadino e escolar, é uma potente de tecnologia para o ensino de História. Com objetivos de desenvolver uma educação antirracista no combate ao racismo religioso na escola, a pesquisa se propôs discutir a presença da Umbanda em Sobral, analisar algumas visões da cidade e como a partir de algumas epistemologias de terreiro a educação histórica pode ser também construída centralizando o sujeito histórico umbandista e suas experiências para a sala de aula. Para relacionar o campo de estudo com os objetivos da pesquisa esse trabalho articulou conceitos de Educação e Consciência Histórica, Racismo Religioso, Terreiro, Umbanda, Pedagogia das Encruzilhadas, entre outros. As discussões tiveram o suporte de autores como: Maria Auxiliadora Schmidt, Nilma Lino Gomes, Reginaldo Prandi, Pordeus Jr., Luis Rufino entre outros. A partir dessa pesquisa foi produzido um curta-metragem como instrumento didático para abordagem em sala de aula, tendo como embasamento a pedagogia das encruzilhadas, onde aponta a potência dos “saberes de fresta” para uma educação contracolonial.
Abstract: This dissertation aims to examine, through its analytical corpus, the interrelations between the city of Sobral, the Umbanda terreiro (Umbanda house of worship), and basic education. Grounded in the framework of education for ethnic-racial relations, the study investigates how Afro-religious experiences within urban and school contexts constitute potent pedagogical technologies for the teaching of History. With the objective of contributing to the development of anti-racist educational practices and confronting religious racism within the school environment, the research explores the presence of Umbanda in Sobral, analyzes specific representations of the city, and considers how historical education can be reconfigured through terreiro epistemologies. In doing so, it seeks to center the Umbandist historical subject and their lived experiences as foundational elements for classroom practice.To articulate the field of study with the research objectives, the work engages with key concepts such as Historical Consciousness, Religious Racism, Terreiro, Umbanda, and the Pedagogy of the Crossroads, among others. The theoretical framework is supported by scholars including Maria Auxiliadora Schmidt, Nilma Lino Gomes, Reginaldo Prandi, Pordeus Jr., and Luis Rufino.As a product of this research, a short film was developed as a pedagogical resource for classroom use, grounded in the Pedagogy of the Crossroads. This film underscores the potential of “knowledge from the margins” as a means to foster a counter-colonial educational praxis. Keywords: History teaching; Terreiro; City; School
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82145
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4090936314150890
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3916214396407081
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

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