Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, André Vasconcelos-
dc.contributor.authorMonteiro, Marcus Otávio Câmara-
dc.date.accessioned2025-08-20T12:58:00Z-
dc.date.available2025-08-20T12:58:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Marcus Otávio Câmara. Avaliação das ações de sustentabilidade da agenda ambiental na administração pública – A3P na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – ALECE. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82134-
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the sustainability and socio-environmental responsibility initiatives developed by the Ceará State Legislative Assembly (ALECE), considering its institutional history, the challenges faced, and the impacts perceived by staff. The research is anchored in the in-depth evaluation methodology, grounded in the theoretical contributions of Rodrigues, Gussi, Ribeiro, and Zuquim, who advocate a counter-hegemonic, participatory, and critical approach to public policy evaluation. Through questionnaires and document analysis, we sought to understand how sustainable practices are perceived, appropriated, and reinterpreted within the institutional context. The results indicate significant progress in structuring initiatives focused on waste management, water reuse, educational campaigns, and adherence to regulations such as Normative Act No. 348/2024 and the Environmental Agenda in Public Administration (A3P). However, the data also reveal significant challenges, such as the need to strengthen training processes, increase employee participation, improve internal communication channels, and consolidate sustainability as a cross-cutting value of the organizational culture. The analysis demonstrates that, although the practices are institutionalized in normative terms, their full effectiveness depends on cultural transformation, collective engagement, and the construction of a public management system guided by the principles of socio-environmental justice, intergenerational ethics, and collective responsibility. It is concluded that sustainability, more than an administrative guideline, must be understood as an educational, ethical, political, and ongoing process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação das ações de sustentabilidade da agenda ambiental na administração pública – A3P na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – ALECEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objetivo avaliar as ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), considerando sua trajetória institucional, os desafios enfrentados e os impactos percebidos pelos servidores. A pesquisa está ancorada na metodologia da avaliação em profundidade, fundamentada nas contribuições teóricas de Rodrigues, Gussi, Ribeiro e Zuquim, que defendem uma abordagem contra hegemônica, participativa e crítica da avaliação de políticas públicas. Por meio da aplicação de questionários e análise documental, buscou-se compreender como as práticas sustentáveis são percebidas, apropriadas e ressignificadas no contexto institucional. Os resultados apontam avanços significativos na estruturação de ações voltadas à gestão de resíduos, reuso de água, campanhas educativas e adesão a normativas como o Ato Normativo n.º 348/2024 e a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Entretanto, os dados também revelam desafios importantes, como a necessidade de fortalecer os processos de formação, ampliar a participação dos servidores, aprimorar os canais de comunicação interna e consolidar a sustentabilidade como valor transversal da cultura organizacional. A análise demonstra que, embora as práticas estejam institucionalizadas em termos normativos, sua efetividade plena depende da transformação cultural, do engajamento coletivo e da construção de uma gestão pública orientada pelos princípios da justiça socioambiental, da ética intergeracional e da responsabilidade coletiva. Conclui-se que a sustentabilidade, mais que uma diretriz administrativa, deve ser entendida como um processo educativo, ético, político e permanente.pt_BR
dc.subject.ptbrSustentabilidadept_BR
dc.subject.ptbrPolíticas Públicaspt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação em Profundidadept_BR
dc.subject.ptbrGestão Públicapt_BR
dc.subject.ptbrALECEpt_BR
dc.subject.enSustainabilitypt_BR
dc.subject.enPublic Policiespt_BR
dc.subject.enIn-Depth Assessmentpt_BR
dc.subject.enPublic Managementpt_BR
dc.subject.enALECEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0650802597439299pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8354338109436302pt_BR
local.date.available2025-08-20-
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_mocmonteiro.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.