Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82123
Type: TCC
Title: Prática de ensino em geografia e a educação inclusiva: os desafios e as possibilidades na sociedade contemporânea
Authors: Queiroz, Lucas Rodrigues Batista de
Advisor: Barbosa, Maria Edivani Silva
Keywords in Brazilian Portuguese : Geografia escolar;Educação inclusiva;PIBID
Keywords in English : School geography;Inclusive education;PIBID
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Issue Date: 2025
Citation: QUEIROZ, Lucas Rodrigues Batista de. Prática de ensino em geografia e a educação inclusiva: os desafios e as possibilidades na sociedade contemporânea. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Geografia escolar desempenha um papel fundamental na formação cidadã e na inclusão dos estudantes no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo compreender a relação entre a participação dos docentes no PIBID e o impacto dessa participação em suas práticas escolares para com os estudantes com deficiência. Os conceitos que balizam este estudo são: ensino de Geografia, com destaque para as obras de Cavalcanti, Barbosa, Pontuschka, Paganelli e Cacete; educação inclusiva, baseado nos estudos de Mantoan; e, contexto contemporânea, escola e tecnologias da informação e comunicação, com a contribuição dos estudos de Libâneo. Foi realizada análise documental da Constituição Federal e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), 2008). A pesquisa inclui entrevistas com três docentes que atuam na rede pública estadual do Ceará, professores egressos do curso Geografia/Licenciatura/UFC e ex-pibidianos. Os resultados evidenciam a relevância do PIBID na formação docente e destacam a importância dos materiais didáticos na diversificação das estratégias de ensino, promovendo a inclusão no processo de aprendizagem. Por fim, o artigo apresenta algumas reflexões sobre os dados empíricos, ressaltando aspectos essenciais da relação entre ensino de Geografia e educação inclusiva
Abstract: School Geography plays a fundamental role in the formation of citizenship and in the inclusion of students in the school environment. This article aims to understand the relationship between the participation of teachers in PIBID and the impact of this participation on their school practices towards students with disabilities. The concepts that guide this study are: teaching of Geography, with emphasis on the works of Cavalcanti, Barbosa, Pontuschka, Paganelli and Cacete; inclusive education, based on Mantoan studies; and, contemporary context, school and information and communication technologies, with the contribution of Libâneo studies. A documentary analysis of Federal Constitution and the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI), 2008) was carried out. The research includes interviews with three teachers who work in the state public network of Ceará, teachers who graduated from the Geography/Licentiate/UFC course and former Pibidians. The results show the relevance of PIBID in teacher training and highlight the importance of didactic materials in the diversification of teaching strategies, promoting inclusion in the learning process. Finally, the article presents some reflections on the empirical data, highlighting essential aspects of the relationship between Geography teaching and inclusive education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82123
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6104723368550136
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_lrbqueiroz.pdf297,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.