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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82023| Type: | Dissertação |
| Title: | O problema dos números congruentes: uma jornada da Antiguidade às curvas elípticas |
| Title in English: | The problem of congruent numbers: a journey from Antiquity to elliptic curves |
| Authors: | Vieira, Antonio Wesley de Brito |
| Advisor: | Maia, José Alberto Duarte |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Números congruentes;áreas de triângulos retângulos;Progressões aritméticas;Curvas elípticas;Matemática - programas de atividades |
| Keywords in English : | Congruent numbers;Areas of right triangles;Elliptic curves;Arithmetic progressions;Mathematics - activity programs |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | VIEIRA, Antonio Wesley de Brito. O problema dos números congruentes: uma jornada da Antiguidade às curvas elípticas. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta dissertação tem como foco a investigação do problema dos números congruentes, um tema clássico da Teoria dos Números que questiona quais inteiros podem ser a área de um triângulo retângulo com lados racionais. Embora sua formulação seja elementar, o problema revela uma notável profundidade, conectando a matemática histórica às fronteiras da pesquisa contemporânea, como a Conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer. O trabalho perpassa por três formulações equivalentes do problema: a definição clássica via áreas de triângulos, a perspectiva de progressões aritméticas de três quadrados racionais, e a elegante conexão com a teoria das curvas elípticas. São abordados resultados fundamentais, como a não congruência do número 1 por Fermat e o critério de Tunnell, que representa o avanço mais significativo em direção a uma solução completa. Como principal contribuição de natureza pedagógica, este estudo apresenta, em apêndice, um produto educacional intitulado "Explorando o Mundo dos Números Congruentes no Ensino Médio", elaborado para auxiliar professores do Ensino Médio na introdução deste fascinante tema em sala de aula. |
| Abstract: | This dissertation focuses on the investigation of the problem of congruent numbers, a classic theme in Number Theory that asks which integers can be the area of a right triangle with rational sides. Although its formulation is elementary, the problem reveals remarkable depth, connecting historical mathematics to the frontiers of contemporary research, such as the Birch and Swinnerton-Dyer Conjectures. The work explores three equivalent formulations of the problem: the classical definition via areas of triangles, the perspective of arithmetic progressions of three rational squares, and the elegant connection with the theory of elliptic curves. Fundamental results are discussed, such as the noncongruence of the number 1 by Fermat and Tunnell's criterion, which represents the most significant advance toward a complete solution. As its main pedagogical contribution, this study presents, in an appendix, an educational product entitled "Exploring the World of Congruent Numbers in High School," designed to assist high school teachers in introducing this fascinating topic in the classroom. |
| Description in Brazilian Portuguese: | Acompanha produto educacional: "Proposta de sequência didática: explorando o mundo dos números congruentes no ensino médio". |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82023 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5695464897196197 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8536841991972701 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC |
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| File | Description | Size | Format | |
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| 2025_dis_awbvieira.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
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