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Tipo: Dissertação
Título: Entre a política e a prática: avaliando o programa Aprender Mais Escola em uma escola pública municipal de Fortaleza nas turmas de 5º ano do ensino fundamental
Autor(es): Viana, Cristiane Pontes
Orientador: Andrade, Wendel Melo
Palavras-chave em português: Política pública educacional;Avaliação em profundidade;Educação em tempo integral;Aprendizagem
Palavras-chave em inglês: Educational public policy;In-depth evaluation;Full-time education;Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: VIANA, Cristiane Pontes. Entre a política e a prática: avaliando o programa aprender mais escola em uma escola pública municipal de Fortaleza nas turmas de 5º ano do ensino fundamental. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este estudo integra uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como foco a avaliação do Programa Aprender Mais, na modalidade Aprender Mais Escola, implementada pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. A pesquisa avalia o Programa, verificando suas contribuições na aprendizagem dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Fortaleza no período de 2018 a 2024, considerando a ampliação da jornada escolar de quatro para sete horas, sob a perspectiva da Educação em Tempo Integral. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores, professores e monitores do programa, além da observação participante. O estudo fundamenta-se na “Avaliação em Profundidade”, conforme proposta por Rodrigues (2008; 2019), que busca compreender o objeto investigado considerando suas múltiplas dimensões, tanto longitudinais (ao longo do tempo) quanto latitudinais (em sua amplitude e abrangência). A análise dos dados inclui os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) entre 2018 e 2023, considerando também os impactos do contexto pandêmico na aprendizagem. O estudo Fundamenta-se em documentos como o Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFOR, 2024) (Fortaleza, 2024a), Volume 8, que trata especificamente da Educação em Tempo Integral, oferecendo diretrizes e orientações pedagógicas para sua efetivação nas redes de ensino, bem como em obras de autores como Cavaliere (2002, 2009), Jaqueline Moll (2010; 2012), Dermeval Saviani (2011; 2017), Cipriano Luckesi (2005; 2011), Miguel Arroyo (2013), Andrade (2021), entre outros, que discutem a educação em tempo integral, políticas públicas de educação, a avaliação da aprendizagem e o currículo. Os resultados da pesquisa revelaram que, embora o Programa Aprender Mais, na modalidade Aprender Mais Escola apresente contribuições para a aprendizagem, ainda enfrenta desafios que comprometem sua efetividade. Destacam-se a necessidade de formação específica para monitores, inclusão do programa nas formações dos professores e maior integração entre ambos na escola. Também foi evidenciada a carência de material pedagógico estruturado, de recursos específicos para o programa e de espaços físicos adequados para atender todos os estudantes. Tais aspectos indicam que o aprimoramento do programa depende de uma articulação mais efetiva entre infraestrutura, formação e práticas pedagógicas.
Abstract: This study is part of research developed within the Master's Program in Public Policy Evaluation (MAPP) at the Federal University of Ceará (UFC) and focuses on the evaluation of the Aprender Mais Program, specifically the Aprender Mais Escola modality, implemented by the Municipal Department of Education of Fortaleza. The research evaluates the Program by examining its contributions to the learning outcomes of 5th-grade students in a public municipal school in Fortaleza, during the period from 2018 to 2024, taking into account the extension of the school day from four to seven hours, within the perspective of Full-Time Education. The study adopts a qualitative approach, based on document analysis, semi-structured interviews with school administrators, teachers, and program monitors, as well as participant observation. The research is grounded in the "In-Depth Evaluation" methodology proposed by Rodrigues (2008; 2019), which seeks to understand the object of study by considering its multiple dimensions, both longitudinal (over time) and latitudinal (in its breadth and scope). Data analysis includes the results from the Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará (SPAECE) from 2018 to 2023, also taking into consideration the impact of the pandemic context on student learning. The study is based on documents such as the Documento Curricular Referencial de Fortaleza (DCRFOR, 2024), Volume 8, which specifically addresses Full-Time Education and provides guidelines and pedagogical directions for its implementation in the school system. It also draws upon the work of authors such as Cavaliere (2002, 2009), Jaqueline Moll (2010; 2012), Dermeval Saviani (2011; 2017), Cipriano Luckesi (2005; 2011), Miguel Arroyo (2013), Andrade (2021), among others, who discuss full-time education, public education policies, learning assessment, and curriculum. The research findings revealed that, although the Aprender Mais Program in the Aprender Mais Escola modality offers contributions to student learning, it still faces challenges that hinder its effectiveness. Notable among these are the need for specific training for monitors, the inclusion of the program in teacher professional development, and greater integration between both within the school. The study also highlighted a lack of structured pedagogical materials, specific resources for the program, and adequate physical spaces to serve all students. These factors indicate that improving the program depends on more effective coordination between infrastructure, training, and pedagogical practices.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82019
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5030149812975857
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2339284655582088
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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