Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8194
Tipo: Dissertação
Título : Reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa por escritores iniciantes
Título en inglés: Réécriture de la section Justification du projet de recherche pour les écrivains débutants
Autor : Barros, Marcilene Gaspar
Tutor: Soares, Maria Elias
Palabras clave : Réécriture;Mouvements rhétoriques;Pesquisa - Metodologia;Exposição(Retórica);Redação acadêmica;Estudantes universitários - Escrita
Fecha de publicación : 2013
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : Barros, M. G.; Soares, M. E. (2013)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa está inserida na área da Aquisição e Desenvolvimento da Escrita e tem por objetivo analisar as mudanças efetuadas na reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa, levando-se em consideração os movimentos retóricos característicos do texto e o uso de operadores argumentativos. Para tanto, fundamenta-se na concepção de revisão de base cognitiva, de acordo com os postulados de Hayes e Flower (1980), Hayes et al. (1987) e Hayes (2004, 2006); na tipologia proposta por Fabre-Cols (2002) sobre as mudanças realizadas nos textos pelos sujeitos; na organização retórica da seção justificativa a partir do modelo CARS de Swales (1990) e dos estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), bem como nas discussões sobre a força argumentativa que emerge das mudanças propostas pelos sujeitos na revisão/reescrita do texto, a partir do uso de operadores argumentativos, conforme estudos de Ducrot (1980, 1983, 1995) e Anscombre (1989, 1995). O corpus é formado por 38 justificativas de projetos de pesquisas de 19 graduandos do segundo semestre do curso de Letras, sendo que 19 correspondem à versão inicial e 19 à versão final revisada e reescrita. Adotamos, em nosso estudo, a pesquisa de campo, visto que essa se desenvolve, segundo Gil (2002), basicamente, por meio de observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevista com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Os resultados revelaram a utilização das operações de adição, supressão, substituição e deslocamento incidindo sobre várias unidades linguísticas. Além disso, mostraram que, nessas mudanças, os sujeitos usaram expressões características de passos dos movimentos retóricos delineados por Swales (1990) e operadores argumentativos que exercem importante papel na orientação argumentativa do texto. Dessa forma, a revisão/reescrita mostrou-se uma atividade relevante no processo de escrita, promovendo mudanças positivas e reestruturando o texto também na perspectiva retórico-argumentativa.
Descripción : BARROS, Marcilene Gaspar. Reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa por escritores iniciantes. 2013. 175f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2013.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8194
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_dis_mgbarros.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.