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Tipo: Dissertação
Título: A avaliação da política pública da educação de jovens e adultos (EJA): a interlocução entre as práticas pedagógicas e as diretrizes do plano estadual de educação do Ceará (PEE-CE)
Autor(es): Almeida, Ana Lúcia da Silva de
Orientador: Mario, Camila Gonçalves de
Palavras-chave em português: Educação de jovens e adultos;Políticas públicas;Práticas pedagógicas;Avaliação em profundidade;Plano estadual de educação
Palavras-chave em inglês: Youth and adult education;Public policies;Pedagogical practices;In-depth evaluation;State education plan
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: ALMEIDA, Ana Lúcia da Silva de. A avaliação da política pública da educação de jovens e adultos (EJA): a interlocução entre as práticas pedagógicas e as diretrizes do plano estadual de educação do ceará (PEE-CE). 2025 – Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) –Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma política pública fundamental no enfrentamento das desigualdades educacionais históricas no Brasil, regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e reconhecida como modalidade da Educação Básica. A presente dissertação tem como objetivo avaliar a correspondência entre as diretrizes do Plano Estadual de Educação do Ceará (PEE-CE) e as práticas pedagógicas desenvolvidas na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Evandro Ayres de Moura, localizada em Maracanaú/CE. A investigação parte da hipótese de que há um distanciamento entre as metas definidas pelo PEE-CE e as práticas pedagógicas efetivamente implementadas nas escolas que ofertam a EJA, sendo este agravado por fatores estruturais, metodológicos e de formação docente. Para tanto, adota-se uma abordagem qualitativa, ancorada na avaliação em profundidade, articulando revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com educadores e gestores envolvidos com a EJA. A pesquisa se desenvolve em cinco etapas: levantamento teórico, diagnóstico da realidade da escola, planejamento da coleta de dados, coleta propriamente dita e análise crítica dos dados obtidos. Os resultados evidenciam, por um lado, a existência de iniciativas pedagógicas relevantes que dialogam com os princípios do PEE-CE, e por outro lado, entraves significativos para a efetividade da política. A escuta qualificada dos sujeitos da escola revelou ainda a urgência de uma reestruturação das estratégias de acompanhamento e avaliação da EJA, com foco na permanência e no sucesso escolar dos educandos. A análise permitiu compreender que a implementação das diretrizes do PEE-CE ainda se dá de forma fragmentada, exigindo maior articulação entre os níveis de gestão educacional, bem como o fortalecimento de políticas formativas e de financiamento adequadas à modalidade. Assim, a dissertação contribui para o debate sobre a efetividade das políticas públicas educacionais voltadas à EJA, ao propor caminhos possíveis para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas e da gestão educacional. O estudo reafirma o compromisso com uma educação pública, democrática e inclusiva, que reconheça a diversidade dos sujeitos e promova a justiça social.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) represents a fundamental public policy in addressing historical educational inequalities in Brazil. It is regulated by the National Education Guidelines and Framework Law and recognized as a modality of Basic Education. This dissertation aims to evaluate the correspondence between the guidelines of the Ceará State Education Plan (PEE-CE) and the pedagogical practices developed within the Youth and Adult Education (EJA) modality, taking as its locus the Evandro Ayres de Moura Municipal Elementary School, located in Maracanaú/CE. The investigation starts from the hypothesis that there is a gap between the goals defined by the PEE-CE and the pedagogical practices effectively implemented in schools that offer EJA, a gap that is aggravated by structural, methodological, and teacher training factors. To this end, a qualitative approach is adopted, grounded in in-depth evaluation, combining bibliographic review, documentary analysis, and semi-structured interviews with educators and managers involved in EJA. The research is developed in five stages: theoretical framework, diagnosis of the school’s reality, data collection planning, data collection itself, and critical data analysis. The results show, on the one hand, the existence of relevant pedagogical initiatives that align with the principles of the PEE-CE, and on the other hand, significant barriers to the effectiveness of the policy. The qualified listening to the voices of school stakeholders also revealed the urgency of restructuring the monitoring and evaluation strategies of EJA, focusing on student retention and academic success. The analysis allowed for an understanding that the implementation of the PEE-CE guidelines is still fragmented, requiring greater coordination among educational management levels, as well as the strengthening of training and funding policies suited to the modality. Thus, this dissertation contributes to the debate on the effectiveness of public educational policies aimed at EJA by proposing possible paths for improving its pedagogical practices and educational management. The study reaffirms the commitment to a public, democratic, and inclusive education that recognizes the diversity of learners and promotes social justice.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81916
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6676840758218208
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4353113348878044
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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