Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81813
Tipo: Dissertação
Título: Temas de saúde e o ensino de ciências e matemática: desenvolvimento e validação de unidade didática em curso de formação continuada autoinstrucional
Autor(es): Maciel, Danusa de Souza
Orientador: Pinheiro, Patrícia Neiva da Costa
Coorientador: Barbosa Filho, Valter Cordeiro
Palavras-chave em português: Promoção da Saúde;Capacitação de Professores;Educação em Saúde
Palavras-chave em inglês: Health Promotion;Teacher Training;Health Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Data do documento: 2025
Citação: MACIEL, Danusa de Souza. Temas de saúde e o ensino de ciências e matemática: desenvolvimento e validação de unidade didática em curso de formação continuada autoinstrucional. 2025. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 81813. Acesso em: 05 ago. 2025.
Resumo: A promoção da saúde no ambiente escolar é um desafio contemporâneo que exige práticas pedagógicas interdisciplinares e críticas. Embora documentos como a Base Nacional Comum Curricular e o Programa Saúde na Escola incentivem a transversalidade do tema, há lacunas na formação docente e na aplicação efetiva desses conteúdos, sobretudo nas disciplinas de Ciências e Matemática.O estudo teve como objetivo geral desenvolver e validar uma unidade didática para um curso de formação continuada, voltada à promoção da saúde nas disciplinas de Ciências e Matemática, com foco em professores da Rede Municipal de Fortaleza.A pesquisa metodológica foi estruturada em três etapas, seguindo os princípios do Design Instrucional: (1) análise e planejamento com base em revisão bibliográfica e análise documental; (2) construção da tecnologia educacional com participação de um grupo de trabalho interdisciplinar; (3) validação do conteúdo e da aparência da unidade didática por meio da aplicação de instrumentos avaliativos (IVCES e IVATES) a 14 juízes especialistas. Os dados foram analisados estatisticamente (IVC, CVR, IVA) e qualitativamente por análise temática. Quanto aos resultados, a unidade didática foi avaliada positivamente quanto ao conteúdo (IVC = 0,932; CVR = 0,865) e aparência (IVA = 1,00; CVR = 1,00), sendo considerada clara, relevante, atrativa e aplicável ao contexto escolar. A proposta foi construída colaborativamente, integrando práticas de saúde com conteúdo curriculares, e contou com validação de especialistas com ampla qualificação acadêmica e experiência docente.O estudo demonstrou que é viável integrar temas de saúde ao ensino de Ciências e Matemática de forma interdisciplinar e contextualizada. A unidade validada oferece uma proposta concreta e aplicável para a formação de professores, promovendo a articulação entre saúde e educação. Apesar da limitação no número ideal de especialistas técnicos, os resultados indicam alto potencial da proposta para fortalecer práticas pedagógicas voltadas à promoção da saúde no ambiente escolar. Estudos futuros devem ampliar a amostra e acompanhar os impactos da implementação.
Abstract: Health promotion in the school environment is a contemporary challenge that requires interdisciplinary and critical pedagogical practices. Although documents such as the BNCC (National Common Curricular Base) and the School Health Program (PSE) encourage the cross-cutting integration of this theme, there are gaps in teacher training and the effective implementation of such content, particularly in Science and Mathematics subjects.The general objective of this study was to develop and validate a didactic unit for a continuing education course aimed at promoting health within Science and Mathematics disciplines, targeting teachers in the Municipal Education Network of Fortaleza. The methodological research was structured in three stages, following the principles of Instructional Design: (1) analysis and planning based on a literature review and document analysis; (2) development of the educational technology with the participation of an interdisciplinary working group; (3) validation of the didactic unit’s content and appearance through the application of assessment instruments (IVCES and IVATES) by 14 expert judges.Data were analyzed statistically (CVI, CVR, IVA) and qualitatively through thematic analysis. As for the results, the didactic unit was positively evaluated in terms of content (CVI = 0.932; CVR = 0.865) and appearance (IVA = 1.00; CVR = 1.00), being considered clear, relevant, attractive, and applicable to the school context. The proposal was collaboratively developed, integrating health practices with curricular content, and validated by specialists with strong academic qualifications and teaching experience.The study demonstrated that it is feasible to integrate health topics into Science and Mathematics education in an interdisciplinary and contextualized manner. The validated unit offers a concrete and applicable proposal for teacher training, promoting articulation between health and education. Despite the limitation regarding the ideal number of technical experts, the results indicate a high potential for the proposal to strengthen pedagogical practices aimed at health promotion in the school environment. Future studies should expand the sample and monitor the impacts of implementation.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81813
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0006-3889-0784
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2031367883129810
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-7022-8391
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3311923741926368
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-4769-4068
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/1816764426628735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_dsmaciel.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.