Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81812| Type: | TCC |
| Title: | Nas bordas da memória: a cartografia de si na construção de dramaturgias em mãos que tecem mapas |
| Authors: | Soares, Amanda Monteiro |
| Advisor: | Oliveira, Liliana de Matos |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Memória;Dramaturgia;Experimento cênico;Corpo |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
| Issue Date: | 2019 |
| Citation: | SOARES, Amanda Monteiro. Nas bordas da memória: a cartografia de si na construção de dramaturgias em mãos que tecem mapas. 2025. Monografia (Licenciatura em Teatro.) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho aqui apresentado pretende fazer um percurso de análise e reflexão sobre as descobertas durante o processo criativo do experimento de Mãos que tecem mapas, onde se deseja investigar a memória na construção de dramaturgias. A escrita propõe ser uma cartografia construída como alguém que desvenda, através do olhar da encenação, os procedimentos que foram utilizados a fim de materializar as dramaturgias emergidas pela memória da performer, e como estas se organizaram dando forma aos aspectos e elementos que constituem a encenação, sendo estas; corpo, documento, texto e espaço. Com base nos materiais levantados durante o percurso, como diários criativos de processo, a pesquisa propõe diálogos a partir de reflexões sobre a Dramaturgia da Memória de Lícia Sánchez, e sua experiência com a proposição metodológica das perguntas-resposta no teatro-dança de Pina Bausch. O acesso às memórias a partir do estudo de acesso às marcas abordado por Suely Rolnik, assim como a perspectiva de memória, movimento e ritual com Rafael Ricieri e Ludmila Castanheira, Jerzy Grotowski, entre outros autores e pensadores de processos criativos sobre o uso da memória, narrativa e (auto)biografia nas composições cênicas contemporâneas. Desta maneira nas bordas da memória, investiga a própria experiência alimentando o desejo de contar-se. |
| Abstract: | The work presented here intends to make a path of analysis and reflection on the discoveries during the creative process of the Experiment of Hands that weave maps, where one wishes to investigate the memory in the construction of dramaturgies. The writing proposes to be a cartography built as someone who unveils, through the gaze of the staging, the procedures that were used in order to materialize the dramaturgies emerged by the performer's memory. And then, how they were organized giving shape to the aspects and elements that constitute the staging, these being; body, document, text and space. Based on the materials raised along the way, as creative process diaries, the research proposes dialogues based on reflections on Lycia Sánchez's Memory Dramaturgy and her experience with the methodological proposition of the question-answer in Pina Bausch's dance theater. Access to memories from the study of access to brands approached by Suely Rolnik, as well as the perspective of memory, movement and ritual with Rafael Ricieri and Ludmila Castanheira, Jerzy Grotowski, among other authors and thinkers of creative processes about the use of memory. , narrative and (auto)biography in contemporary scenic compositions. Thus at the edges of memory, it investigates memory itself as a territory of multiple narratives. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81812 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1695907812512655 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | TEATRO - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2019_tcc_amsoares.pdf | 7,91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.