Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81751
Tipo: TCC
Título: As dificuldades no ensino-aprendizagem de Cinemática no ensino médio.
Autor(es): Noronha, Yurislan Kelwen Ferreira
Orientador: Freire, Paulo de Tarso Cavalcante
Palavras-chave em português: Cinemática;Ensino-aprendizagem;Dificuldades
Palavras-chave em inglês: Kinematics;Teaching-learning;Difficulties
Data do documento: 2025
Citação: NORONHA, Yurislan Kelwen Ferreira. As dificuldades no ensino-aprendizagem de Cinemática no ensino médio. 2025. 32 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo identificar as principais dificuldades na relação de ensino-aprendizagem no conteúdo de cinemática, seus possíveis causadores e como essas dificuldades se manifestam no contexto escolar. Para alcançar esses objetivos, foi realizada uma pesquisa em uma escola estadual de ensino médio em tempo integral. Como instrumento de coleta de informações, adotaram-se dois modelos de questionários: um voltado aos alunos do 1º ano, de caráter qualitativo e quantitativo, e outro voltado ao professor, de caráter qualitativo. A partir dos dados obtidos é possível realizar uma análise individual focada nas dificuldades sob a perspectiva do ensino, outra sob a ótica da aprendizagem e, ao final integrá-las para visualizar em uma perspectiva ampla do processo de ensino-aprendizagem, sendo identificados como principais fatores a deficiência em matemática, a ausência de contextualização do conteúdo e a carga horária reduzida destinada à física. Após toda a pesquisa e análise, conclui-se que é necessário adotar metodologias que considerem os conhecimentos prévios dos alunos e contextualizem-nos com suas realidades, assim como é fundamental rever a maneira como a física é tratada no ensino médio.
Abstract: This monograph aims to identify the main difficulties in the teaching-learning process related to the topic of kinematics, their possible causes, and how these difficulties manifest within the school context. To achieve these objectives, a study was conducted in a full-time public high school. Two types of questionnaires were used as data collection instruments: one aimed at 1st-year students, with a quali-quantitative approach, and another directed at the teacher, with a qualitative focus. Based on the data obtained, it was possible to carry out an individual analysis of the difficulties from both the teaching and learning perspectives, which were later integrated to provide a broader view of the teaching-learning process. The main factors identified were: difficulties in mathematics, lack of contextualization of the content, and the limited time allocated to Physics classes. After the research and analysis, it is concluded that it is necessary to adopt methodologies that take into account students’ prior knowledge and relate it to their realities. Moreover, it is essential to rethink how Physics is approached in high school education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81751
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_ykfnoronha.pdf485,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.