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Type: Dissertação
Title: Políticas públicas da rede municipal de educação de Fortaleza: formação continuada e as diferentes perspectivas sobre a práxis pedagógica sob a ótica dos professores de artes e de ensino religioso
Authors: Vale, Maria das Graças Sampaio do
Advisor: Mello Neto, Ruy de Deus e
Keywords in Brazilian Portuguese : Formação continuada;Professores de artes;Ensino religioso;Práxis pedagógica;Políticas públicas
Keywords in English : Continuing education;Arts teachers;Religious education;Pedagogical practice;Public policies
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Issue Date: 2025
Citation: VALE, Maria das Graças Sampaio do. Políticas públicas da rede municipal de educação de Fortaleza: formação continuada e as diferentes perspectivas sobre a práxis pedagógica sob a ótica dos professores de artes e de ensino religioso. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Trata-se este estudo, sobre a compreensão da formação continuada de professores de artes e do ensino religioso, do ensino fundamental II, da cidade de Fortaleza, Foram sorteadas três escolas do Distrito de Educação III, participaram das entrevistas, seis professores, dois por escola, um de artes e um do ensino religioso, com ênfase à formação continuada e as diferentes perspectivas sobre a práxis pedagógica sob a ótica dos professores de artes e de ensino religioso, destacando a necessidade de constante atualização frente às mudanças educativas e sociais. O aporte teórico fundamentou-se nas legislações vigentes no Brasil e nos estudos a partir de teses, dissertações, artigos entre outros. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, respaldada por entrevistas com docentes de artes e de religião. Discute-se sobre o panorama da educação no Brasil, enfatizando as políticas públicas direcionadas à formação docente. Tem ênfase maior às impressões sobre as amplas experiências dos professores relacionados a falta dessa formação. Parte-se do pressuposto de que a formação continuada é de fundamental importância e bem como relevante ao aprimoramento dos mesmos, implicando diretamente na melhoria da aprendizagem dos educandos. A formação de professores nas áreas já mencionadas, precisa ser pensada de maneira mais eficiente e sistemática, levando em consideração as leis vigentes que asseguram que essas formações aconteçam com políticas públicas necessária aos profissionais das áreas. Trata-se, inicialmente, sobre a importância das políticas públicas que coloquem em evidência a formação continuada para os professores já citados anteriormente, com ênfase aos contextos e as especificidades dos mesmos. Observa-se também a importância do desenvolvimento de programas de capacitação que fortaleçam a colaboração entre instituições, paralelamente ampliando as práticas pedagógicas educacionais e a valorização dos professores das disciplinas de artes e de religião. É preciso considerar que os investimentos em formação continuada para professores, é de suma importância para que a qualidade da educação dos educandos avance significativamente. Percebeu-se a partir dos achados da pesquisa, a carência dos professores de artes e do ensino religioso por formação continuada, a importância e a necessidade da mesma para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, isso se deu por meio de reflexões dos educadores a partir das poucas formações continuadas que tiveram nos últimos anos.
Abstract: This study is about the understanding of the continuing education of arts and religious education teachers, of elementary school II, in the city of Fortaleza. Three schools of the Education District III were randomly selected, and six teachers participated in the interviews, two per school, one of arts and one of religious education, with emphasis on continuing education and the different perspectives on pedagogical practice from the perspective of arts and religious education teachers, highlighting the need for constant updating in the face of educational and social changes. The theoretical contribution was based on the legislation in force in Brazil and on studies based on theses, dissertations, articles, among others. The research uses a qualitative approach, supported by interviews with arts and religion teachers. The panorama of education in Brazil is discussed, emphasizing public policies aimed at teacher education. Greater emphasis is placed on impressions about the broad experiences of teachers related to the lack of such education. It is assumed that continuing education is of fundamental importance and is relevant to their improvement, directly implying in the improvement of students' learning. Teacher training in the areas already mentioned needs to be thought of in a more efficient and systematic way, taking into account the current laws that ensure that such training takes place with public policies necessary for professionals in these areas. The first issue is the importance of public policies that highlight ongoing training for the aforementioned teachers, with an emphasis on their contexts and specificities. It is also important to develop training programs that strengthen collaboration between institutions, while simultaneously expanding educational pedagogical practices and valuing teachers of arts and religion. It is important to consider that investments in ongoing training for teachers are of utmost importance for the quality of education for students to significantly advance. The research findings revealed the lack of ongoing training for arts and religious education teachers, as well as the importance and need for it to improve the quality of teaching and learning. This was achieved through educators' reflections based on the few ongoing training courses they have received in recent years.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81678
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3850835737648755
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6766154341629596
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

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