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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81568| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Atendimento educacional especializado (AEE): olhares críticos sobre a inclusão escolar na educação infantil |
| Autor(es): | Goes, Raniere de Sousa Gondim |
| Orientador: | Alcântara, Adriana de Oliveira |
| Palavras-chave em português: | Políticas públicas;Educação infantil;Atendimento educacional especializado |
| Palavras-chave em inglês: | Public policies;Early childhood education;Specialized educational service |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | GOES, Raniere de Sousa Gondim. Atendimento educacional especializado (AEE): olhares críticos sobre a inclusão escolar na educação infantil. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar a política de Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto a profissionais de educação infantil no Centro de Educação Infantil Augusto Pontes, para examinar os principais desafios enfrentados pelas professoras na implementação das políticas públicas de inclusão escolar no âmbito do AEE. Também foi de interesse investigar as dificuldades estruturais para o atendimento adequado às/aos estudantes com necessidades educacionais específicas e analisar as práticas pedagógicas adotadas pelas professoras no atendimento aos/às discentes com deficiência e a adequação dessas práticas às políticas públicas de inclusão. Para a consecução desses objetivos, inicialmente, foi fundamental a realização de pesquisa bibliográfica e documental, para depois, consolidar o trabalho de campo. Trata-se de uma abordagem qualitativa, conduzida por meio de grupo focal, com a participação de 13 professoras de educação infantil. Quanto à perspectiva avaliativa, o ângulo de análise é apoiado nas elaborações de Silva (2008), haja vista sua apreensão que ultrapassa a técnica, mas prestigia também a dimensão política. Quer dizer, baseada em valores e na compreensão da realidade, essa abordagem, conduzida pelo método crítico-dialético, prioriza uma análise crítica das políticas ou programas sociais avaliados, a fim de compreender os princípios e fundamentos teóricos que os orientam. As análises do grupo focal foram conduzidas à luz da análise de conteúdo (Bardin, 2016), considerando, sobretudo, as percepções expressas pelas professoras participantes. Os relatos evidenciaram que, embora reconheçam a importância e o esforço do Atendimento Educacional Especializado (AEE), as professoras compreendem que ele, isoladamente, não é suficiente para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva. A inclusão vai muito além da existência de uma política pública; precisa ser fortalecida, ampliada e acompanhada de investimentos concretos, em ritmo proporcional ao crescente número de crianças com deficiência que chegam às escolas. As profissionais reafirmam a importância do investimento contínuo em infraestrutura, na formação de professores e no diálogo pedagógico entre todos os agentes envolvidos. É preciso, portanto, que a política de inclusão evolua junto à realidade das salas de aula, considerando as demandas reais dos educadores e dos estudantes. |
| Abstract: | The general objective of this research was to evaluate the Specialized Educational Assistance (AEE) policy with Early Childhood Education professionals at the Augusto Pontes Early Childhood Education Center, to examine the main challenges faced by teachers in implementing public policies for school inclusion within the scope of AEE. It was also of interest to investigate the structural difficulties in providing adequate care to students with specific educational needs and to analyze the pedagogical practices adopted by teachers in providing care to students with disabilities and the adequacy of these practices to public inclusion policies. To achieve these objectives, it was initially essential to carry out bibliographic and documentary research, in order to later consolidate the fieldwork. This is a qualitative approach, conducted through a focus group, with the participation of 13 early childhood education teachers. Regarding the evaluative perspective, the angle of analysis is supported by the elaborations of Silva (2008), given that his understanding goes beyond the technical, but also values the political dimension. That is to say, based on values and an understanding of reality, this approach, conducted by the crThe focus group analyses were conducted in light of content analysis (Bardin, 2016), considering, above all, the perceptions expressed by the participating teachers. The reports showed that, although they recognize the importance and effort of Specialized Educational Assistance (AEE), the teachers understand that it, in isolation, is not enough to guarantee a truly inclusive education. Inclusion goes far beyond the existence of a public policy; it needs to be strengthened, expanded and accompanied by concrete investments, at a pace proportional to the growing number of children with disabilities arriving at schools. The professionals reaffirm the importance of continuous investment in infrastructure, teacher training and pedagogical dialogue between all agents involved. It is therefore necessary for the inclusion policy to evolve along with the reality of the classrooms, considering the real demands of educators and students. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81568 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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