Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81420
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da implementação do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz
Autor(es): Almeida, Geise Santos
Orientador: Alcântara, Adriana de Oliveira
Palavras-chave em português: Políticas públicas;Educação de Jovens e Adultos;Avaliação em profundidade
Palavras-chave em inglês: Public policies;Youth and Adult Education;In-depth evaluation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: ALMEIDA, Geise Santos. Avaliação da implementação do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz. 2025. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a implementação do Centro de Educação de Jovens e Adultos do município de Aquiraz-CE (CEJAQUI) e seus efeitos na inclusão e permanência dessas pessoas no referido município, com base na Avaliação em Profundidade proposta por Rodrigues (2011). Para atingir esse objetivo geral, foram definidos três objetivos específicos: i) analisar o conteúdo da política que norteou a criação do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz; ii) compreender o contexto de implementação do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz e iii) relacionar a implementação do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Aquiraz com a inclusão e permanência dos/as educandos/as. A pesquisa caracteriza-se como uma avaliação qualitativa de natureza exploratória e descritiva. A perspectiva avaliativa, como mencionado anteriormente, foi conduzida por meio da avaliação em profundidade, cujo os eixos escolhidos foram a Análise de Conteúdo da política e a Análise de Contexto. Para realizar a averiguação dos dados foi desenvolvida a Análise de Discurso com base nos estudos de Orlandi (2015). A coleta de dados envolveu a pesquisa documental, de maneira a incluir leis, pareceres, resoluções municipais e marcos legais das esferas federais, estaduais e municipais, juntamente com a observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Por intermédio das análises foi possível detectar que ao longo de todo o processo de implementação, o CEJAQUI enfrentou diversos obstáculos e desafios, especialmente no que diz respeito à intencionalidade governamental. Devido às constantes trocas de gestão os/as usuários/as da política vivenciaram uma situação singular, o constante deslocamento da equipe em busca de um espaço próprio. Os resultados evidenciam que a estrutura organizacional e as funções institucionais do CEJAQUI estão alinhadas às orientações legislativas federais e estaduais, e que as ações executadas no interior da unidade de ensino têm garantido a inclusão e a permanência dos/as educandos/as.
Abstract: The present study aims to evaluate the implementation of the Youth and Adult Education Center of the municipality of Aquiraz-CE (CEJAQUI) and its effects on the inclusion and retention of these individuals in the city, based on the In-Depth Evaluation proposed by Rodrigues (2011). To achieve this general objective, three specific objectives were defined: i) analyze the content of the policy that guided the creation of the Youth and Adult Education Center in Aquiraz; ii) understand the implementation context of the Youth and Adult Education Center in Aquiraz; and iii) relate the implementation of the Center with the inclusion and retention of the students. There search is characterized as a qualitative evaluation of an exploratory and descriptive nature. The evaluative perspective, as previous lymentioned, was conducted through in-depth evaluation, with the chose nixes’ being Policy Content Analysis and Context Analysis. To examine the data, Discourse Analysis was applied, based on the studies of Orlandi (2015). Data collection involved document research, including glaws, reports, municipal resolutions, and legal framework sat ederal, state, and municipal levels, along with non-participant observation and semi-structured interviews. Through these analyses, it was found that hroughout the implementation process, CEJAQUI faced various obstacles and challenges, particular lyre grading governmental intent. Duet of requent changes in management, policy users experienced a unique situation: the constant e location of the team in search of a permanent space. The results show that the organizational structure and institutional functions of CEJAQUI are aligned with federal and state legislative guidelines, and that the actions carried out within the education unit haven sured the inclusion and retention of students.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81420
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_gsalmeida.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.