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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81317| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A formação continuada de professores durante a pandemia da Covid-19: perspectivas dos formadores da Secretaria Municipal de Aquiraz |
| Autor(es): | Lioba Júnior, Pedro Cícero Ribeiro |
| Orientador: | Mello Neto, Ruy de Deus e |
| Palavras-chave em português: | Políticas públicas;Avaliação;Formação docente;Educação |
| Palavras-chave em inglês: | Public policies;Evaluation;Teacher training;Education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | LIOBA JÚNIOR, Pedro Cícero Ribeiro. A formação continuada de professores durante a pandemia da Covid-19: perspectivas dos formadores da Secretaria Municipal de Aquiraz. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Esta pesquisa discorre sobre a temática da Formação Docente, com o objetivo geral de avaliar os efeitos da formação continuada de professores durante a pandemia da COVID-19, sob a perspectiva dos formadores da Secretaria Municipal de Aquiraz-CE, a fim de compreender a política formativa adotada no período pandêmico. Os objetivos específicos delimitam-se em: a) caracterizar a formação continuada no município de Aquiraz durante a pandemia da COVID-19 (SARS-CoV-2), nos anos de 2020 e 2021; b) investigar o percurso formativo dos professores em tempos de enfrentamento da pandemia da COVID-19 (SARS-CoV-2), nos anos de 2020 e 2021; c) analisar as estratégias aplicadas pelos formadores municipais na formação continuada de professores, caracterizando os desafios enfrentados e as soluções implementadas no contexto pandêmico. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, ancorada na epistemologia interpretativa da avaliação de políticas públicas, considerando os eixos da Avaliação em Profundidade: 1) Análise de conteúdo do programa e 2) Espectro temporal e territorial. Para a coleta de dados, definiu-se o uso da entrevista semiestruturada com os formadores dos anos iniciais que desenvolveram suas atividades laborais no período pandêmico. A análise de conteúdo foi utilizada para interpretar o material coletado. Como resultado, destaca-se a ampliação das produções científicas sobre a temática em questão, mediante todas as transformações contemporâneas surgidas na sociedade. Além disso, essa pesquisa contribuiu para a compreensão dos efeitos da formação continuada de professores durante a pandemia da COVID-19 na rede de ensino de Aquiraz. De maneira geral, na pandemia, educadores foram forçados a aderir ao ensino remoto emergencial, o que impôs uma rápida adaptação ao uso de tecnologias e novas metodologias. Apesar da produção científica sobre o período, a formação docente nesse contexto foi pouco explorada. A pesquisa evidenciou mudanças no papel do formador, destacando sua atuação como mediador em espaços democráticos de troca. Contudo, a implementação da formação neste período ocorreu de forma abrupta e sem preparação prévia, com apoio de instituições privadas, revelando também interesses do mercado educacional. As principais dificuldades incluíram o pouco domínio das ferramentas digitais, a baixa participação dos docentes e a sobrecarga de trabalho. Observou-se contribuição das formações no suporte às práticas pedagógicas, mesmo que seus efeitos na prática docente não fossem plenamente perceptíveis. Houve iniciativas focadas em alfabetização, uso de tecnologias, metodologias ativas, currículo e acompanhamento remoto. Conclui-se que, apesar dos desafios, a formação continuada em Aquiraz demonstrou-se relevante e promoveu reflexões sobre a prática docente. No entanto, aponta-se como fragilidade a ausência de uma política local estruturada e contextualizada. Destaca-se, portanto, a importância da contínua atualização dos profissionais da educação, fornecendo bases para futuras pesquisas sobre a formação docente em períodos de crise. |
| Abstract: | This research discusses the theme of Teacher Training, with the general objective of evaluating the effects of continuing teacher education during the COVID-19 pandemic, from the perspective of the trainers of the Municipal Department of Education of Aquiraz-CE, in order to understand the training policy adopted during the pandemic period. The specific objectives are defined as: a) characterize continuing education in the municipality of Aquiraz during the COVID-19 (SARS-CoV-2) pandemic in the years 2020 and 2021; b) investigate the training trajectory of teachers during the challenges posed by the COVID-19 (SARSCOV-2) pandemic in 2020 and 2021; c) analyze the strategies applied by municipal trainers in continuing teacher education, identifying the challenges faced and the solutions implemented in the pandemic context. Regarding the approach, this is a qualitative study with an exploratory and descriptive character, anchored in the interpretive epistemology of public policy evaluation, considering the axes of In-Depth Evaluation: 1) Program content analysis, and 2) Temporal and territorial spectrum. For data collection, semi-structured interviews were conducted with the early years' trainers who carried out their work activities during the pandemic period. Content analysis was used to interpret the collected material. As a result, the study highlights the increase in scientific production on the subject, given all the contemporary changes that have emerged in society. Furthermore, this research contributed to understanding the effects of continuing teacher education during the COVID-19 pandemic in the Aquiraz school system. In general, during the pandemic, educators were forced to adopt emergency remote teaching, which required rapid adaptation to the use of technology and new methodologies. Despite existing scientific production on the period, teacher training in this context was underexplored. The research revealed changes in the role of the trainer, emphasizing their function as mediators in democratic spaces of exchange. However, the implementation of training during this period was abrupt and lacked prior preparation, relying on support from private institutions, which also revealed the interests of the educational market. The main challenges included limited proficiency with digital tools, low teacher participation, and work overload. The training initiatives contributed to supporting pedagogical practices, even though their impact on teaching practice was not fully perceptible. There were initiatives focused on literacy, technology use, active methodologies, curriculum, and remote monitoring. It is concluded that, despite the challenges, continuing education in Aquiraz proved to be relevant and promoted reflection on teaching practice. However, a weakness identified was the absence of a structured and contextualized local policy. Thus, the importance of the continuous professional development of educators is highlighted, providing a foundation for future research on teacher education in periods of crisis. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81317 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9535858260008366 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6766154341629596 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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