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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81298| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Análise documental do Programa de Educação em Tempo Integral de Bela Cruz – CE |
| Autor(es): | Araújo, José Edicarlos |
| Orientador: | Mello Neto, Ruy de Deus e |
| Palavras-chave em português: | Educação em tempo integral;Programa de Educação em Tempo Integral de Bela Cruz |
| Palavras-chave em inglês: | Full-time education;Comprehensive education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | ARAÚJO, José Edicarlos. Análise documental do Programa de Educação em Tempo Integral de Bela Cruz – CE. 2025. 81 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo compreender os aspectos e características do processo de implantação e implementação do Programa de Educação em Tempo Integral de Bela Cruz (ProETI) do município de Bela Cruz (CE) a partir de uma pesquisa documental para a coleta dos dados e para interpretação da legislação que permeia a organização desse modelo de ensino integral. A partir do objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar as instituições escolares selecionadas para a implantação do ProETI; 2) analisar as diretrizes presentes nos documentos oficiais sobre a proposta concebida pela Secretaria Municipal de Educação e sua efetivação no cotidiano escolar; 3) reconstruir o percurso histórico do processo de implantação e implementação do programa; e 4) compreender de que forma a organização dos tempos escolares influencia o ensino e aprendizagem, identificando as propostas pedagógicas incorporadas à reorganização curricular do ProETI. Optou-se por realizar uma pesquisa básica, pois se trata de uma pesquisa social, por meio de uma abordagem qualitativa que traz uma investigação sobre o uso dos saberes culturais da comunidade no processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica, objetivando recolher e discutir alguns estudos e, em seguida, uma análise documental. Conclui-se que apesar das dificuldades de infraestrutura, a rede municipal de Bela Cruz alcançou, ao longo dos últimos anos, avanços significativos na implantação e implementação do referido programa, agregando novas instituições e com metas de chegar a novas instituições da rede nos próximos anos. |
| Abstract: | This dissertation aims to examine the key aspects and defining characteristics of the implementation process of the Full-Time Education Program of Bela Cruz (ProETI), developed by the municipal government of Bela Cruz, Ceará. The research is based on documentary analysis, both for data collection and for the interpretation of legal and normative frameworks that shape the organization of this full-time education model. From this general objective, four specific goals were established: (1) to characterize the educational institutions selected for the implementation of ProETI; (2) to analyze the official guidelines outlined in the documents produced by the Municipal Department of Education, and how these directives have been enacted in the daily life of schools; (3) to reconstruct the historical trajectory of the program's implementation; and (4) to understand how the organization of school time affects teaching and learning, identifying the pedagogical approaches integrated into ProETI's curricular reorganization. This is a basic research project, conducted within the field of social research, grounded in a qualitative approach. The study investigates how local cultural knowledge is mobilized in teaching and learning processes. It began with a literature review, aimed at mapping and discussing relevant studies, followed by an in-depth documentary analysis. The findings suggest that, despite infrastructural limitations, the municipal school network of Bela Cruz has made significant progress in recent years regarding the implementation of the Full-Time Education Program, expanding its reach to new schools and outlining concrete goals to further extend the program in the coming years. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81298 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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