Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81059
Tipo: TCC
Título : Ambientes virtuais de aprendizagem em agências bancárias de varejo
Autor : Moraes, Marcelo Araújo
Tutor: Lima, Bruno Chaves Correia
Palabras clave en portugués brasileño: Ambiente virtual de aprendizagem;agências bancárias;Aprendizagem Organizacional;Modelo de aprendizagem individual;E-learning.
Palabras clave en inglés: Virtual learning environment;Banking agencies;Organizational Learning;Individual learning model;E-learning.
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2023
Citación : MORAES, Marcelo Araújo. Ambientes virtuais de aprendizagem em agências bancárias de varejo. 2023. 46 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O mercado financeiro está se tornando mais competitivo, dinâmico e complexo com a entrada de novos participantes, como bancos e corretoras digitais. Nesse contexto, as organizações bancárias precisam buscar a excelência como vantagem competitiva. O e-learning se destaca como uma ferramenta de baixo custo para a formação dos funcionários dessas organizações. O objetivo geral deste estudo foi analisar a percepção de colaboradores de uma agência bancária acerca do seu processo de aprendizagem mediante o uso do ambiente virtual promovido pela empresa em que trabalham. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com o emprego de nove entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os principais achados indicaram o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem como principal ferramenta de Aprendizagem Organizacional, troca de experiências e as relações interpessoais como mecanismos eficazes de aprendizagem, conforme a percepção destes. Considerando o modelo de aprendizagem utilizado, foram identificados nos dados obtidos alguns gargalos nos processos de aprendizagem dos colaboradores entrevistados. Em adição, a falta de acesso a indicadores que mensurassem os conhecimentos, habilidades e competências prévias e posteriores aos treinamentos comprometeu a análise da eficácia destes.
Abstract: The financial market is becoming more competitive, dynamic, and complex with the entry of new participants, such as digital banks and brokerages. In this context, banking organizations need to pursue excellence as a competitive advantage. E-learning stands out as a low-cost tool for the training of employees in these organizations. The overall objective of this study was to analyze the perception of employees in a bank branch regarding their learning process through the use of the virtual environment provided by the company they work for. A qualitative methodology was used, employing nine semi-structured interviews for data collection. The main findings indicated the use of Virtual Learning Environments as the primary tool for Organizational Learning, with the exchange of experiences and interpersonal relationships being perceived as effective learning mechanisms. Considering the learning model used, some bottlenecks in the learning processes of the interviewed employees were identified in the obtained data. Additionally, the lack of access to indicators that measure prior and subsequent knowledge, skills, and competencies compromised the analysis of the effectiveness of these trainings.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81059
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8579383288595514
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_mamoraes.pdf628,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.