Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81041
Tipo: TCC
Título : Centro católico de artes: um diálogo entre religião e arte
Autor : Cintra, Naila Paiva de Queiroz Matos
Tutor: Paiva, Ricardo Alexandre
Palabras clave en portugués brasileño: Projeto arquitetônico;Centro católico de artes;Igreja católica;Comunidade católica
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Fecha de publicación : 2017
Citación : CINTRA, Naila Paiva de Queiroz Matos. Centro católico de artes: um diálogo entre religião e arte. 2017, 118 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Arquitetura & Urbanismo e Design) - Instituto de Arquitetura & Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: A Igreja Católica sempre passou por diversas transformações culturais e estruturais em sua organização. Uma dessas transformações- e tema deste presente trabalho - trata-se das novas comunidades católicas, que surgiram por volta do ano de 1967, com o movimento conhecido como “Renovação Carismática”. Considerado como uma nova forma de pensar e agir dentro deste sistema religioso, abre oportunidade para que os “leigos”, fiéis que não fazem parte do corpo eclesiástico da igreja, passem a ter um papel mais bem definido dentro dela, incumbindo-se de responsabilidades evangelizadoras dentro de sua sociedade restrita. Essas comunidades se apresentam de maneiras variadas, cada uma com uma forma específica de evangelizar. A partir de um levantamento teórico sobre as imbricadas referências históricas e sociais do equipamento, este projeto propõe a concepção do edifício para uma comunidade que se utiliza especificamente das artes como forma de atrair fiéis, que denominado por nós de “Centro Católico de Artes”. O terreno escolhido para a implantação desse centro se situa nas proximidades da Igreja de Fátima, ao lado da praça da igreja, buscando integrar-se com ela e com a cidade. Este espaço consistirá tanto em uma Comunidade Católica como em um Centro Artístico, com espaços para formação cristã, templo de oração, escola artística além de espaços lúdicos e sociais. O programa do Centro Católico de Artes visa incluir o ensino regular de música, teatro, dança e circo, aberto para o público, religiosos ou não religiosos, além de projetos sociais. Haverá aulas regulares e gratuitas para a população carente como forma de inclusão social. O projeto é uma possibilidade de implementação de um equipamento cultural no bairro, ligado às atividades religiosas já existentes em torno da Igreja, assim como para acompanhar a tendência e dinâmica de transformação da área com funções urbanas múltiplas (residência, comércio, serviços, entre outros). Assim, o projeto tem como objetivo uma integração, em que através do equipamento arquitetônico possa transcender seu espaço físico, integrando harmoniosamente à cidade, fazendo parte dela e contribuindo para qualificar seu espaço público.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81041
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-0332-097X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0578051710573403
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_npqmcintra.pdf5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.