Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Henrique Félix-
dc.contributor.authorBarbosa Filho, Benedito Alves-
dc.date.accessioned2025-05-21T22:36:03Z-
dc.date.available2025-05-21T22:36:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARBOSA FILHO, Benedito Alves. Análise da concentração do mercado varejista alimentar de autosserviço brasileiro entre 2012 e 2016. 27 f. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80950-
dc.description.abstractThis work aims to explore the market concentration in the Brazilian food retailing industry between 2012 and 2016. It was collected data from the Brazilian Association of Supermarkets (ABRAS) available at the Ranking ABRAS/SuperHiper of the 100 largest food retailers in revenue sales that operated in Brazil during the period above mentioned. Three usual market concentration metrics were calculated for this analysis: Market share, concentration ratio and Hirschman-Herfindahl index (HHI). The market in question is moderately concentrated by these indexes; however, when compared with other countries, it is relatively low. The results also showed that this market experienced a reduction in market concentration between 2012 and 2016pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da concentração do mercado varejista alimentar de autosserviço brasileiro entre 2012 e 2016pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo investigar a concentração de mercado do varejo alimentar de autosserviço no Brasil entre 2012 e 2016. Foram coletados dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) disponível no Ranking ABRAS/SuperHiper dos 100 maiores varejistas alimentares, em faturamento, que operaram no Brasil durante o período supracitado. Três métricas usuais de concentração de mercado foram usadas para esta análise: Market share, razão de concentração e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI). Verificou-se, através dos índices acima mencionados, que o mercado em questão é moderadamente concentrado; contudo, quando comparado com outros países, é relativamente baixo. Os resultados mostram, também, que este mercado passou por uma diluição na concentração de mercado entre 2012 e 2016.pt_BR
dc.subject.ptbrConcentração industrialpt_BR
dc.subject.ptbrInternacionalizaçãopt_BR
dc.subject.ptbrVarejo alimentarpt_BR
dc.subject.enIndustrial concentrationpt_BR
dc.subject.enInternationalizationpt_BR
dc.subject.enFood retailingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5872931109705692pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2827215529040502pt_BR
local.date.available2025-05-21-
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_babarbosafilho.pdf728,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.