Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80950
Tipo: TCC
Título : Análise da concentração do mercado varejista alimentar de autosserviço brasileiro entre 2012 e 2016
Autor : Barbosa Filho, Benedito Alves
Tutor: Silva, José Henrique Félix
Palabras clave en portugués brasileño: Concentração industrial;Internacionalização;Varejo alimentar
Palabras clave en inglés: Industrial concentration;Internationalization;Food retailing
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2018
Citación : BARBOSA FILHO, Benedito Alves. Análise da concentração do mercado varejista alimentar de autosserviço brasileiro entre 2012 e 2016. 27 f. 2018. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo investigar a concentração de mercado do varejo alimentar de autosserviço no Brasil entre 2012 e 2016. Foram coletados dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) disponível no Ranking ABRAS/SuperHiper dos 100 maiores varejistas alimentares, em faturamento, que operaram no Brasil durante o período supracitado. Três métricas usuais de concentração de mercado foram usadas para esta análise: Market share, razão de concentração e o índice Hirschman-Herfindahl (HHI). Verificou-se, através dos índices acima mencionados, que o mercado em questão é moderadamente concentrado; contudo, quando comparado com outros países, é relativamente baixo. Os resultados mostram, também, que este mercado passou por uma diluição na concentração de mercado entre 2012 e 2016.
Abstract: This work aims to explore the market concentration in the Brazilian food retailing industry between 2012 and 2016. It was collected data from the Brazilian Association of Supermarkets (ABRAS) available at the Ranking ABRAS/SuperHiper of the 100 largest food retailers in revenue sales that operated in Brazil during the period above mentioned. Three usual market concentration metrics were calculated for this analysis: Market share, concentration ratio and Hirschman-Herfindahl index (HHI). The market in question is moderately concentrated by these indexes; however, when compared with other countries, it is relatively low. The results also showed that this market experienced a reduction in market concentration between 2012 and 2016
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80950
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5872931109705692
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2827215529040502
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_babarbosafilho.pdf728,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.