Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80795| Type: | TCC |
| Title: | “Homo Lattes”: o fazer docente de professores de Geografia sob o imperativo da sociedade do cansaço e das telas digitais |
| Authors: | Chaym, Carlos Dias |
| Advisor: | Barbosa, Maria Edivani Silva |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Sociedade do cansaço;Docência;Geografia;Telas digitais |
| Keywords in English : | The burnout society;Teaching;Geography;Digital screens |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
| Issue Date: | 2023 |
| Citation: | CHAYM, Carlos Dias. “Homo Lattes”: o fazer docente de professores de Geografia sob o imperativo da sociedade do cansaço e das telas digitais. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo está centrado na abordagem da Sociedade do Cansaço delineada pelo filósofo Byung-Chul Han, que se difere da Sociedade Disciplinar foucaultiana ao entender que a busca pelo desempenho constante e as referências e influências do mundo virtual tem levado ao crescimento de doenças neuronais. Considerando que a profissão docente requer uma formação mais extensiva do que muitas outras profissões, entender como as telas digitais influenciam a vida de docentes dentro e fora das salas de aula tem se tornado uma questão pertinente na compreensão do papel contemporâneo de professores. Assim, objetivou-se analisar como as telas digitais influenciam o fazer docente de professores de Geografia sob a ótica da Sociedade do Cansaço. Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória de natureza qualitativa, que entrevistou de modo semiestruturado dez docentes atuantes em todos os níveis de educação de Geografia. Durante a análise das entrevistas, foram selecionados os trechos mais relevantes e posteriormente aglutinados por similaridade para, em seguida, serem criadas de forma emergente categorias conceituais que fazem referência à literatura. O estudo chegou a oito categorias conceituais (Percalços da formação e atuação profissional; Lados A e/ou B das telas digitais; Hiperconectividade; Auto coerção; Doença neuronais; Características da geração atual de estudantes; Recursos pedagógicos e; Docência contemporânea). Pode-se concluir que a formação docente, sua atuação em sala de aula e as características comportamentais dos estudantes de Geografia refletem os principais aspectos preconizados na literatura |
| Abstract: | The present study is focused on the approach of the Society of Fatigue outlined by the philosopher Byung-Chul Han, which differs from the Foucauldian Disciplinary Society in understanding that the pursuit of constant performance and the references and influences of the virtual world have led to the growth of neuronal diseases. Considering that the teaching profession requires more extensive training than many other professions, understanding how digital screens influence the lives of teachers inside and outside the classroom has become a pertinent issue in understanding the contemporary role of teachers. Thus, the objective was to analyze how digital screens influence Geography teachers from the perspective of the Tiredness Society. A descriptive and exploratory qualitative research was conducted, interviewing ten Geography teachers working at all levels of education in a semi-structured manner. During the analysis of the interviews, the most relevant excerpts were selected and subsequently grouped |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80795 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-8685-4650 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6683029597893399 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6104723368550136 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023_tcc_cdchaym.pdf | 384,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.