Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8076
Tipo: | Dissertação |
Título : | Luzia-Homem: aspectos da crítica sobre uma obra |
Autor : | Aragão, Carmélia Maria |
Tutor: | Azevedo, Rafael Sânzio de |
Palabras clave : | Luzia-Homem, acord-ficcionel, sobral;Olympio,Domingos,1850-1906.Luzia-Homem - Crítica e interpretação;Análise do discurso narrativo;Luzia-homem, quebra do cadordo ficcional, sobral |
Fecha de publicación : | 2008 |
Editorial : | www.teses.ufc.br |
Citación : | ARAGÃO, Carmélia Maria. Luzia-Homem: aspectos da crítica sobre uma obra. 2008. 103f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2008. |
Resumen en portugués brasileño: | O projeto Luzia-Homem: aspectos da crítica sobre obra procura investigar os enfoques da crítica na obra Luzia-Homem, de Domingos Olímpio, bem como a relação entre a figuração desta e a realidade no imaginário popular. Para isto, mediante pesquisa bibliográfica, adotaremos o método investigativo, sem abandonar a análise interpretativa, dividindo essa pesquisa em quatro capítulos. No primeiro, faremos um breve histórico sobre os métodos de análise literária e suas variações. No segundo, contextualizaremos o nosso objeto de estudo na linha do tempo a partir da biografia do autor e analisaremos também os traços híbridos da obra e a composição da personagem principal. No terceiro, apresentaremos parte da fortuna crítica feita ao escritor e ao livro. E, por fim, abriremos uma pequena reflexão sobre a inversão do papel da Literatura para a comunidade sobralense que, ao desfazer o acordo-ficcional, acredita na existência real da personagem. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8076 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_dis_cmaragao.pdf | 401,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.