Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8076
Tipo: Dissertação
Título: Luzia-Homem: aspectos da crítica sobre uma obra
Autor(es): Aragão, Carmélia Maria
Orientador: Azevedo, Rafael Sânzio de
Palavras-chave: Luzia-Homem, acord-ficcionel, sobral;Olympio,Domingos,1850-1906.Luzia-Homem - Crítica e interpretação;Análise do discurso narrativo;Luzia-homem, quebra do cadordo ficcional, sobral
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: ARAGÃO, Carmélia Maria. Luzia-Homem: aspectos da crítica sobre uma obra. 2008. 103f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2008.
Resumo: O projeto Luzia-Homem: aspectos da crítica sobre obra procura investigar os enfoques da crítica na obra Luzia-Homem, de Domingos Olímpio, bem como a relação entre a figuração desta e a realidade no imaginário popular. Para isto, mediante pesquisa bibliográfica, adotaremos o método investigativo, sem abandonar a análise interpretativa, dividindo essa pesquisa em quatro capítulos. No primeiro, faremos um breve histórico sobre os métodos de análise literária e suas variações. No segundo, contextualizaremos o nosso objeto de estudo na linha do tempo a partir da biografia do autor e analisaremos também os traços híbridos da obra e a composição da personagem principal. No terceiro, apresentaremos parte da fortuna crítica feita ao escritor e ao livro. E, por fim, abriremos uma pequena reflexão sobre a inversão do papel da Literatura para a comunidade sobralense que, ao desfazer o acordo-ficcional, acredita na existência real da personagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8076
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_cmaragao.pdf401,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.