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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80756| Type: | TCC |
| Title: | Adaptabilidade do aluno cotista, do Curso de Pedagogia, em ambiente universitário da Universidade Federal do Ceará UFC |
| Title in English: | Adaptability of quota students in the Pedagogy Course in a university environment at The Federal University of Ceará – UFC |
| Authors: | Rios, Jéssica de Alencar |
| Advisor: | Andriola, Wagner Bandeira |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Adaptabilidade;Ambiente universitário;Alunos cotistas |
| Keywords in English : | Adaptability;University environment;Students |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Issue Date: | 2019 |
| Citation: | RIOS, Jéssica de Alencar. Adaptabilidade do aluno cotista, do Curso de Pedagogia, em ambiente universitário da Universidade Federal do Ceará UFC. 2019. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho objetivou analisar os níveis de adaptabilidade dos alunos cotistas em ambiente universitário, no curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Compreendendo a importância da adaptabilidade do aluno para a obtenção do êxito acadêmico, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas – reduzido (QVA-r), com escala Likert4, por ser este o instrumental de primeira escolha da avaliação desse quesito. Participaram 103 estudantes de pedagogia, 39 da 2ª semestre; 50 da 3ª semestre e 14 de semestres diversos presentes no momento da aplicação. Em relação ao gênero 77,5% (n = 79) foram do sexo feminino com (QVA-r total 2,8) e 22,5% (n=23) do masculino com (QVA-r total 2,6), evidenciando a predominância do gênero feminino no curso de pedagogia e, quando correlacionado à media geral do gênero masculino, obteve maiores índices de adaptação. Os participantes que exerciam atividade remunerada apresentaram média inferior nas Dimensões Interpessoal (M=2,4) e Estudo (M=2,6) em relação aos que não exerciam nenhuma atividade remunerada (M=2,8) e (M=2,8), respectivamente. Em relação aos alunos cotistas, estes apresentaram valores acima da média em todas as dimensões e, na maioria das destas, os índices mais elevados quando comparados aos alunos não cotistas, com as maiores médias nas dimensões de Carreira (M=3,0) e Estudo (M=2,8) e que quanto à permanência no curso, os alunos cotistas apresentaram o maior percentual. Diante disso, constatamos que os alunos cotistas apresentam uma melhor adaptação à autonomia que o ambiente universitário exige, em relação aos alunos não cotistas. |
| Abstract: | The presentworkaimedtoanalyzethelevelsofadaptabilityofthe quota students in a universityenvironment, in thecourseofPedagogy, atthe Federal Universityof Ceará (UFC). Understandingtheimportanceofthestudent'sadaptabilitytoachieveacademicsuccess, theQuestionnaireonAcademic Experience - reduced (QVA-r), with a Likert4scale, wasused as thiswastheinstrumentoffirstchoice in theevaluationofthisquestion. 103 studentsparticipated in pedagogy, 39 ofthesecondsemester; 50 ofthe 3rd semesterand 14 semesterspresentatthe time ofapplication. In relationtogender, 77.5% (n = 79) werefemaleswith total QVA-r 2.8 and 22.5% (n = 23) males with total QVA-r 2.6, evidencingthepredominanceofthefemalegender in thepedagogycourseand, whencorrelatedtothe general averageofthemasculinegender, obtainedhigherindicesofadaptation. Participants in paidworkhad a lowermean in InterpersonalDimensions (M = 2.4) andStudy (M = 2.6) thanthosewhodidnotexerciseanypaidactivity (M = 2.8) and (M = 2, 8), respectively. In relationtothe quota students, thesevalues presentedabove-averagevalues in alldimensionsand, in mostofthem, thehighest rates whencomparedtothe non-quota students, withthehighestaverages in Careerdimensions (M = 3.0) andStudy (M = 2,8) andthat in relationtothepermanence in thecourse, the quota studentshadthehighestpercentage. In viewofthis, wefindthatthe quota studentspresent a betteradaptationtotheautonomythattheuniversityenvironmentdemands, in relationto non-quota students. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80756 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8034476288436740 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0001-6459-0992 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | PEDAGOGIA - DIURNO - TCC |
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