Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80587| Type: | TCC |
| Title: | Um estudo exploratório sobre o uso dos llms como recurso para o aprendizado de fundamentos de programação |
| Authors: | Portela, Antonio Kaio Elias |
| Advisor: | Vieira, Jeferson Kenedy Morais |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | ensino de programação;fundamentos de programação;entrevistas com professores;large language models |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | POERTELA, Antonio Kaio Elias. Um estudo exploratório sobre o uso dos llms como recurso para o aprendizado de fundamentos de programação. 2025. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)- Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho investiga o impacto dos Large Language Models (LLMs), no aprendizado de desenvolvimento de software, com foco nas disciplinas introdutórias de Fundamentos de Programação (FUP) e Introdução à Programação de Computadores (IPD) na UFC – Campus Quixadá. A pesquisa adota uma abordagem mista, combinando um estudo exploratório sobre a taxa de aprovação dos alunos entre 2015 e 2024, um survey aplicado a discentes e entrevistas com professores que lecionaram essas disciplinas. Os resultados indicam uma tendência de aumento nas taxas de aprovação a partir de 2021, coincidindo com a popularização dos LLMs, e sugerem que essas ferramentas são amplamente utilizadas, especialmente por estudantes com pouca experiência. No entanto, o impacto positivo depende da forma de uso: alunos que interagem criticamente com as respostas dos modelos relatam maior aprendizado, enquanto aqueles que adotam uma abordagem passiva tendem a apresentar dificuldades em consolidar conhecimento. As entrevistas com professores reforçam essa percepção, apontando que, embora os LLMs possam facilitar a compreensão de conceitos complexos, muitos alunos desenvolvem uma dependência excessiva das ferramentas, o que pode prejudicar sua capacidade de resolver problemas de forma autônoma. Os docentes destacam a importância de um uso orientado e consciente dos LLMs para que essas tecnologias atuem como suporte ao aprendizado, sem substituir o raciocínio crítico e a prática de programação. Conclui-se que os LLMs podem ser recursos importante no ensino de programação, desde que integrados a estratégias pedagógicas que incentivem a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. |
| Abstract: | This study investigates the impact of Large Language Models (LLMs), such as ChatGPT and GitHub Copilot, on programming learning, focusing on the introductory courses of Fundamentals of Programming (FUP) and Introduction to Computer Programming (IPD) at UFC – Campus Quixadá. The research adopts a mixed-methods approach, combining an exploratory study on student approval rates from 2015 to 2024, a survey conducted with students, and interviews with professors teaching these subjects. The results indicate an increasing trend in approval rates since 2021, coinciding with the rise of LLMs, and suggest that these tools are widely used, especially by students with little programming experience. However, their positive impact depends on usage: students who critically engage with LLM-generated responses report greater learning benefits, whereas those who use them passively struggle to consolidate knowledge. Interviews with professors reinforce this perception, highlighting that while LLMs can aid in understanding complex concepts, many students develop excessive reliance on these tools, which may hinder their ability to solve problems independently. Faculty members emphasize the importance of guided and conscious use of LLMs so that these technologies support learning without replacing critical thinking and hands-on programming practice. The study concludes that LLMs can be valuable resources in programming education, provided they are integrated into pedagogical strategies that promote student autonomy and critical thinking. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80587 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4931081794357401 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_akeportela.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.