Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabelo, Josefa Jackline-
dc.contributor.authorSantos, Jeiza Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2025-04-22T16:46:39Z-
dc.date.available2025-04-22T16:46:39Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Jeiza Rodrigues dos. Entre livros e telas: considerações sobre os desafios e possiblidades para a formação de leitores no 1º ano do fundamental. 2025. 62 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80529-
dc.description.abstractThis study investigates the impact of technology on the development of readers in the first grade of elementary school, taking into account the obstacles posed by excessive screen time. The goal is to understand how technology influences children's interest in reading and what strategies can be implemented to encourage this habit in a balanced way. The research adopted a qualitative approach, based on classroom observations, interviews with the teacher, and a questionnaire sent to parents. The results indicate that technology has the potential to either facilitate or complicate the reading process, depending on how it is used. Furthermore, the research highlights the importance of family involvement in fostering reading practices. It is concluded that the adoption of interactive and accessible strategies, combined with family engagement and conscious use of technology, is essential for sparking children's interest in reading and minimizing the negative impacts of excessive screen time.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre livros e telas: considerações sobre os desafios e possiblidades para a formação de leitores no 1º ano do fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho investiga o impacto da tecnologia no desenvolvimento de leitores no primeiro ano do ensino fundamental, levando em conta os obstáculos colocados pelo uso excessivo de telas. O objetivo é compreender como o uso excessivo de telas enquanto uma tecnologia digital influencia na motivação e interesses das crianças pela leitura e quais estratégias pedagógicas podem ser implementadas para incentivar esse hábito de forma sistemática. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em observações em sala de aula, entrevistas com a professora e questionário semi-estruturado enviado aos responsáveis. Os resultados indicam que a tecnologia, especialmente o uso de telas, em o potencial de facilitar ou complicar o processo de leitura, dependendo de como é utilizada e assistida. Além disso, evidenciam a importância da participação da família na construção da prática de leitura. Conclui-se que a adoção de estratégias pedagógicas interativas e acessíveis, aliadas ao envolvimento familiar e ao uso consciente da tecnologia, é essencial para despertar o interesse das crianças e minimizar os impactos negativos do excesso de telas.pt_BR
dc.title.enBetween books and screens: considerations on the challenges and possibilities for training readers in the 1st year of elementary schoolpt_BR
dc.subject.ptbrLeiturapt_BR
dc.subject.ptbrUso de telas - tecnologiapt_BR
dc.subject.ptbrCriançaspt_BR
dc.subject.enReadingpt_BR
dc.subject.enTechnologypt_BR
dc.subject.enChildrenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9135020022137728pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8231954289757480pt_BR
local.date.available2025-04-22-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_ tcc_jrsantos.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.