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Tipo: Dissertação
Título: Contribuição das tecnologias da informação e comunicação (tics) para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual: o caso da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Contribution of information and communication technology (ICT) accessibility for people with visual impairment: the case of the Federal University of Ceará
Autor(es): Juvêncio, Vera Lúcia Pontes
Orientador: Trompieri Filho, Nicolino
Palavras-chave: People with disabilities;Information technology and communication (ICT);Estudantes universitários com deficiência – Fortaleza(CE);Deficientes visuais – Fortaleza(CE);Tecnologia da informação – Fortaleza(CE);Educação inclusiva – Fortaleza(CE)
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes. Contribuição das tecnologias da informação e comunicação (tics) para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual: o caso da Universidade Federal do Ceará. 2013. 159f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: O objetivo deste estudo aponta para o acesso, autonomia e permanência de pessoas com deficiência visual, com baixa visão ou com cegueira, com suporte na utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), da informática e da sua potencialização com os recursos de comunicação, como ferramentas de interação com ambientes normovisuais, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Demonstra-se uma fundamentação teórica sobre a temática, por via dos seguintes tópicos: educação especial e educação inclusiva; tecnologias assistivas; deficiência visual; ordenamento jurídico; inclusão no ensino superior; uso das TICs; usabilidade e ergonomia; acessibilidade e inclusão; desenho universal; acessibilidade na Web; programas com sintetizadores de voz; construção de sites para todos; desenvolvimento para torná-los acessíveis aos deficientes visuais; e acessibilidade na Universidade Federal do Ceará. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com aplicação de instrumentos - questionários, entrevistas e testes com as pessoas com deficiência visual que constituem a comunidade universitária, seus servidores e alunos. O questionário foi enviado via internet, e a visita para a entrevista e os testes foi agendada através de email, telefonema ou pessoalmente. As respostas dos questionários para coleta de dados foram enviadas por email. A pesquisa foi realizada com oito pessoas, sendo um docente e sete alunos, cegos ou de baixa visão. O capítulo da Metodologia, além de se abordar a coleta, o tratamento e a técnica de análise dos dados, detalha a pesquisa. Os resultados tratam da trajetória de vida dos sujeitos da pesquisa e a percepção dessas pessoas em relação à acessibilidade na UFC. Realizaram-se, ainda, uma verificação dos objetivos específicos e análise dos resultados. Em seguida, foi disponibilizada uma lista de recomendações.
Abstract: This study points to access, permanence and autonomy of people with visual impairment, poor vision or total blindness, with the use of information and communication technologies (ICTs), the informatics and its augmentation with communication capabilities, as tools of interaction with environments found at the Federal University of Ceará (UFC). We present a theoretical framework of the issue through the following topics: special education and inclusive education, assistive technology, visual impairment, the legal system, including higher education, the use of ICT, usability and ergonomics, accessibility and inclusion, universal design, web accessibility, programs with speech synthesizers, building websites for full development to make them accessible to the visually impaired, as well as the accessibility at the Federal University of Ceará. The methodology was exploratory, descriptive, and application of instruments: questionnaires, interviews and tests, people with visual impairments that make up the university community, students and employees. The questionnaire was sent via internet and a visit for the interview and testing was scheduled by e-mail, phone or in person. The answers to the questionnaires for data collection were sent by e-mail. The research was conducted with eight people, one teacher and seven students, all totally blind or with poor vision. In the chapter on Methodology, besides addressing the collecting, processing and data analysis technique, details of the research are also provided. The results address the life course of the research subjects and the perception of these people in relation to accessibility in UFC. In addition, the specific objectives and analysis of results were also verified. A list of recommendations was then released.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8046
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