Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80364
Tipo: TCC
Título: Da culpa à restituição: a função da pena em crime e castigo
Autor(es): Bezerra, Adriano Pinheiro Nantua
Orientador: Albuquerque, Paulo Antonio de Menezes
Palavras-chave em português: Função da Pena;Criminoso;Ressocialização;Dostoiévski;Crime e Castigo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DIREITO
Data do documento: 2023
Citação: BEZERRA, Adriano Pinheiro Nantua. Da culpa à restituição: a função da pena em crime e castigo. 2023. 58 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A finalidade deste trabalho é analisar o romance Crime e Castigo, relacionando-o ao Direito Penal, com um enfoque em estudar como Dostoiévski entendia a função da pena e como esta pode servir para a recuperação moral do condenado. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de uma abordagem qualitativa, com uma análise das teorias da pena e do romance em questão. Procurou-se também entender a interdisciplinaridade entre Direito e Literatura, buscando compreender a necessidade de um diálogo entre os dois campos de estudo. A conclusão foi a de que Dostoiévski se interessava particularmente pela recuperação do criminoso, aproximando-se da teoria da prevenção especial em seu âmbito positivo, com a intenção de prevenir de novos delitos. Por fim, entendeu-se que a pena pode não exercer uma influência tão forte em um indivíduo obstinado em se arrepender, pois a ressocialização pressupõe a voluntariedade do delinquente. A finalidade deste trabalho é analisar o romance Crime e Castigo, relacionando-o ao Direito Penal, com um enfoque em estudar como Dostoiévski entendia a função da pena e como esta pode servir para a recuperação moral do condenado. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica por meio de uma abordagem qualitativa, com uma análise das teorias da pena e do romance em questão. Procurou-se também entender a interdisciplinaridade entre Direito e Literatura, buscando compreender a necessidade de um diálogo entre os dois campos de estudo. A conclusão foi a de que Dostoiévski se interessava particularmente pela recuperação do criminoso, aproximando-se da teoria da prevenção especial em seu âmbito positivo, com a intenção de prevenir de novos delitos. Por fim, entendeu-se que a pena pode não exercer uma influência tão forte em um indivíduo obstinado em se arrepender, pois a ressocialização pressupõe a voluntariedade do delinquente.
Abstract: The purpose of this work is to analyze the novel Crime and Punishment, relating it to Criminal Law, with an approach to studying how Dostoevsky understood the function of punishment and how it can serve for the moral recovery of the condemned. For this, bibliographical research is used as a methodology through a qualitative approach, with an analysis of the theories of the pen and the novel in question. In addition, we also sought to understand the interdisciplinarity between Law and Literature, and how this can serve the operator of Law. The conclusion was that Dostoyevsky was particularly interested in criminal recovery, approaching the theory of special prevention in its positive scope, to seek the prevention of new crimes. In addition, it was understood that punishment cannot exert such a strong influence on an individual who is obstinate in repenting, as resocialization accepted the delinquent's willingness.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80364
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3905267729088185
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_apnbezerra.pdf381,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.