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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHaguette, André-
dc.contributor.authorMartins, Marlen Danúsia da Silva-
dc.date.accessioned2014-05-12T12:52:49Z-
dc.date.available2014-05-12T12:52:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMARTINS, Marlen Danúsia da Silva. A Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o que pensam os gestores da nova instituição de Educação Profissional e Tecnológica. 2013. 117f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8034-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInternet na administração públicapt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino técnico - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará(Fortaleza,CE)pt_BR
dc.titleA Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o que pensam os gestores da nova instituição de Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho busca identificar a compreensão dos gestores públicos sobre a comunicação institucional atual e a futura, particularmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Para tanto, é feita revisão bibliográfica acerca das teorias da comunicação e da concepção dos IFs e também revisitados dois autores que trataram do papel da escola: Louis Althusser e Paulo Freire. O universo pesquisado foram os atuais gestores do IFCE, com amostra total de 23 participantes, sendo 15 gestores administradores e oito gestores comunicadores. Os depoimentos dos integrantes dos grupos foram coletados em entrevistas e analisados redundando nos capítulos sobre comunicação atual, comunicação futura e convergências e divergências entre os gestores. A análise da comunicação atual foi complementada com a observação de 10 notícias (sorteadas aleatoriamente) e imagens divulgadas no portal institucional, veiculo de maior importância no contexto comunicacional do órgão, e com a entrevista do jornalista gestor da área noticiosa daquele meio digital. Os resultados apontam para a prática de uma comunicação institucional tradicional e verticalizada sem haver uma atenção efetiva com a diretriz oficial para o novo órgão em direção a uma comunicação dialógica e plural. Considerada frágil, mas em processo de estruturação, o estudo indica que a área carece de esforços no sentido de ampliar e capacitar o quadro de profissionais, além de aprofundar discussões sobre temas polêmicos e estratégicos como, por exemplo, investimentos em publicidade e propaganda e estratégias de comunicação a serem adotadas. Sugere-se a diversificação de meios de comunicação institucional. A pretensão é de que esta pesquisa se torne um indicador para outras investigações sobre o tema. Palavras-chave: Comunicação Institucional. Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
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