Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Francisco Valfrido-
dc.contributor.authorMarques, Regina dos Santos-
dc.date.accessioned2014-05-12T12:44:24Z-
dc.date.available2014-05-12T12:44:24Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMARQUES, Regina dos Santos. Código de Ética Profissional do Servidor Público e o ato ético de servir: avaliação do nível de conhecimento no âmbito da UFC com o servidor docente e o técnico-administrativo. 2012. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8031-
dc.description.abstractThe theme is ethics from philosophical studies originated in the ancient world, matured and discussed the Middle Ages, Modern and Contemporary World. His concepts and principles have been discussed far beyond the academy, in the professional field, when it comes to ethics in organizations. The ethics is present in the Code of Professional Ethics (CEP) as well as the Legal Regime Single of federal public servants and need for ongoing discussion. Being composed of professional ethics ethical principles and moral values enshrined in the code of ethics of the server, it is necessary to their knowledge and understanding to exercise everyday. Both ethical and moral values acquired based on the cultural construction of each professional category, it fails to bring the "fore" the precepts that underlie Socratics. Ethics for Socrates was the interior refinement. Faced with this question, one has the general objective to assess the level of knowledge of servers teachers and technical and administrative staff of the Federal University of Ceará on the Code of Ethics Public, embodied in Decree No. 1171 of 1994 and No. 6029, 2007 in art. 116 and 117 of Law No. 8112 of 1990 and in art. 37, main clause of the Federal Constitution of 1988. The methodology consisted of a literature review because it involves explanations grounded in books, magazines, articles and white papers that address the issue in question; application of a questionnaire among the servers taken at random from the population surveyed in the period from March to May, 2012, 13 units manning the UFC. It is concluded that more than half of respondents said they do not know the Code of Professional Ethics Server; servers consider important the promotion of professional ethics within the Federal University of Ceará. Because of this, it is understood that there is need to implement actions, such as courses, seminars, lectures, and other promotions aimed at promoting professional ethics in the Federal University of Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCode of Professional Ethicspt_BR
dc.subjectPublic Servantpt_BR
dc.subjectCódigo de Ética Profissionalpt_BR
dc.subjectServidor Públicopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Ceará - Servidores públicos - Ética profissionalpt_BR
dc.titleCódigo de Ética Profissional do Servidor Público e o ato ético de servir: avaliação do nível de conhecimento no âmbito da UFC com o servidor docente e o técnico-administrativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ética é tema proveniente de estudos filosóficos, originados no mundo antigo, maturados e discutidos na Idade Média, Moderna e no Mundo Contemporâneo. Seus conceitos e princípios são discutidos muito além da academia, no campo profissional, quando se trata da ética nas organizações. A eticidade está presente no Código de Ética Profissional (CEP), assim como no Regime Jurídicos Único dos Servidores Públicos Federais, e carecem de debate permanente. Sendo a ética profissional composta de princípios éticos e valores morais consignados no Código de Ética do Servidor, fazem-se necessários o seu conhecimento e o entendimento para o exercício do cotidiano. Tanto os princípios éticos como os valores morais adquiridos com base na construção cultural de cada categoria profissional, não deixa de trazer à baila os preceitos socráticos que a embasam. A ética, para Sócrates, era o aperfeiçoamento interior. Ante tal questionamento, tem-se como objetivo geral avaliar o nível de conhecimento dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará sobre o Código de Ética Público, materializado nos Decretos n°s 1.171, de 1994 e 6.029, de 2007, nos art. 116 e 117 da Lei nº 8.112, de 1990, e no art. 37, caput da Constituição Federal de 1988. A metodologia constou da revisão da literatura, pois envolve explicações embasadas em livros, revistas, artigos e documentos oficiais, que abordem o assunto em análise; aplicação de um questionário entre os servidores tomados ao acaso entre a população pesquisada, no período de março a maio de 2012, em 13 unidades de lotação da UFC. Conclui-se que mais da metade dos sujeitos responderam que não conhecem o Código de Ética Profissional do Servidor; os servidores consideram importante a promoção da ética profissional no âmbito da Universidade Federal do Ceará. Por conta disto, entende-se que existe necessidade de implantação de ações, como, cursos, seminários, palestras, e outras promoções, voltadas para fomentar a ética profissional no âmbito da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
dc.title.enCode Ethics Professional of Government Employee and the act ethic to act: evaluation of knowledge level in scope the UFC with the teacher server and technical-administrative serverpt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_rsmarques.pdf699,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.