Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Ivan de-
dc.contributor.authorOliveira Filho, Raimundo Olavo de-
dc.date.accessioned2014-05-12T12:40:44Z-
dc.date.available2014-05-12T12:40:44Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, Raimundo Olavo de. Competências essenciais norteadoras para o perfil do gestor estratégico em Instituições de Ensino Superior. 2013. 139f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8030-
dc.description.abstractThe main objective that guided the development of the study it was to verify the necessary competences for a manager of higher teaching, the way for which he can manage this level of education rightly. The secondary objectives involve to identify knowledge, ability and attitude of managers of the kind of institution focused; also to observe the competences that are the most present in these professionals and to know the manager profile to suggest what could be the ideal portrait of a manager. This empirical research focuses on the following typologies: descriptive, bibliographic and fieldwork, its character is quali-quantitative, based on the idea of management competences and attributes: knowledge, ability and attitude. Concerning the results, this research reached the proposed objectives and it is possible to say that the managers know what is required for directing a higher teaching institution, information proved by the level of agreement of these professionals with the competence attributes: knowledge, ability and attitude, but are few the managers with specific capacities to conduct the institutions. Thus, we realize that there is little experience but inappropriate formation for the studied role, although these managers are successful in their action field. This study, related to the essential competences that take to the profile of the strategic manager in higher teaching institutions, suggests the model of management by competence in the same institutions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEssential competencespt_BR
dc.subjectManager profilept_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ceará - Administraçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Cearápt_BR
dc.subjectCapacidade executivapt_BR
dc.titleCompetências essenciais norteadoras para o perfil do gestor estratégico em Instituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo principal que norteou o desenvolvimento deste estudo foi verificar quais as competências necessárias para que um gestor de uma instituição de ensino superior possa administrá-la adequadamente. Os objetivos secundários implicam identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos gestores das instituições de ensino superior pesquisadas; observar quais as competências que estão mais presentes nos gestores; conhecer o perfil dos gestores e sugerir qual seria o perfil ideal de um gestor. A pesquisa, de característica empírica, enfoca as tipologias: descritiva, bibliográfica e de campo, é de natureza quali-quantitativa e está fundamentada no conceito de gestão por competência e seus atributos: conhecimentos, habilidades e atitudes. Quanto aos resultados, a pesquisa alcançou seus objetivos propostos e é possível afirmar que embora os gestores saibam o que é necessário para gerir uma instituição de ensino superior, comprovado no nível de concordância destes com os atributos da competência conhecimentos, habilidades e atitudes, são poucos os gestores que possuem competências específicas para gerirem estas instituições. O que se percebe é que há pouca experiência e formação inadequada para o exercício da função, embora, esses gestores sejam bem sucedidos em suas áreas de formação. O estudo, referente às competências essenciais norteadoras para o perfil do gestor estratégico em instituições de ensino superior, sugere o modelo de gestão por competência nas instituições de ensino superior.pt_BR
dc.title.enEssential Skills Profile for guiding the strategic manager in Higher Education Institutionspt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_roofilho.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.