Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80175
Tipo: | Dissertação |
Título: | Atividades práticas em sequências didáticas de ciências: oficina de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental |
Título em inglês: | Practical activities in science didactic sequences: a training workshop for elementary school teachers |
Autor(es): | Ribeiro, Andréia Viana |
Orientador: | Leite, Raquel Crosara Maia |
Palavras-chave em português: | Ensino de ciências;Estratégias didáticas;Formação de professores |
Palavras-chave em inglês: | Science teaching;Didactic strategies;Teacher training |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | RIBEIRO, Andréia Viana. Atividades práticas em sequências didáticas de ciências: oficina de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 79 f. Dissertação (Mestrado fem Ensino de Ciências de Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Este trabalho aborda sobre a importância da utilização de atividades práticas como métodos mais contextualizados, por meio de recursos diversos, para envolver os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências. A proposta consistiu em elaborar uma sequência didática, com a aplicação de atividades práticas, compartilhando materiais e metodologias utilizadas para os professores trabalharem em sala de aula ou para utilizarem como modelo para outros conteúdos científicos. Posto isso, o objetivo geral deste trabalho foi analisar as possibilidades e limites de uma oficina sobre atividades práticas de Ciências para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre atividades práticas e sua importância no ensino de Ciências e sobre sequências didáticas. Em seguida, foi desenvolvida e realizada uma oficina com professores de uma escola da rede pública municipal de Fortaleza, abordando conteúdos sobre atividades práticas e sequência didática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A oficina visava a contextualização, a utilização de estratégias didáticas e a linguagem mais próxima da realidade e da faixa etária dos alunos, valorizando o contexto da escola e as atividades em sala de aula, bem como explorando diferentes metodologias, recursos e exemplos de atividades práticas aplicadas em uma sequência didática. A análise dos dados coletados durante a oficina (por meio de questionários e de um diário de bordo, com observações sobre a participação e confecção de uma sequência didática pelos professores participantes) permitiu identificar: as concepções dos professores sobre a utilização de metodologias e atividades diferenciadas que tornam os alunos protagonistas no ensino de Ciências; as dificuldades encontradas na implementação de atividades práticas pela falta de material de pesquisa; e as potencialidades dessa abordagem para a aprendizagem dos alunos. Como resultado, foi elaborado o recurso educacional, um guia prático para uma oficina de formação de professores, o qual contém sugestões de atividades e recursos para auxiliar na elaboração de suas próprias sequências didáticas. A pesquisa revelou que a oficina de formação se constitui um espaço importante para a reflexão sobre a prática docente e para a construção de conhecimentos sobre o ensino de Ciências por meio de atividades práticas. Como limitações destacam-se a dificuldade de acesso dos professores ao conhecimento científico atualizado e a ausência de formações pedagógicas adequadas para abordar esse conteúdo. |
Abstract: | This paper discusses the importance of using practical activities as more contextualised methods, using a variety of resources, to engage students in the Early Years of Primary School in the subject of Science. The proposal consisted of drawing up a didactic sequence, applying practical activities, sharing materials and methodologies used for teachers to work with in the classroom or to use as a model for other scientific content. That said, the general aim of this work was to analyse the possibilities and limits of a workshop on practical science activities for the training of primary school teachers. To this end, a bibliographical survey was carried out on practical activities and their importance in science teaching, as well as on didactic sequences. A workshop was then developed and carried out with teachers from a municipal public school in Fortaleza, covering practical activities and didactic sequences for the Early Years of Primary School. The workshop was aimed at contextualisation, the use of didactic strategies and language closer to the reality and age group of the students, valuing the context of the school and classroom activities, as well as exploring different methodologies, resources and examples of practical activities applied in a didactic sequence. Analysing the data collected during the workshop (by means of questionnaires and a logbook with observations on the participation and preparation of a didactic sequence by the participating teachers) made it possible to identify: the teachers' conceptions of the use of different methodologies and activities that make students the protagonists in science teaching; the difficulties encountered in implementing practical activities due to the lack of research material; and the potential of this approach for student learning. As a result, an educational resource was produced, a practical guide for a teacher training workshop, which contains suggestions for activities and resources to help them develop their own teaching sequences. The research revealed that the training workshop is an important space for reflection on teaching practice and for building knowledge about science teaching through practical activities. Limitations include the difficulty teachers have in accessing up-todate scientific knowledge and the lack of appropriate pedagogical training to deal with this content. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Guia para uma oficina sobre a utilização de atividades práticas em sequências didáticas no ensino de ciências para professores do 3º ano do ensino fundamental". |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80175 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7082729082211762 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-1563-9670 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/7669765409761636 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_dis_avribeiro.pdf | Dissertação | 4,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
2025_pe_avribeiro.pdf | Produto Educacional | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.