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Tipo: TCC
Título : Grafo de conhecimento semântico em dados abertos educacionais
Autor : Meneses, Iude Kildare de
Tutor: Andrade, Lisieux Marie Marinho dos Santos
Co-asesor: Venceslau, Amanda Drielly Pires
Palabras clave en portugués brasileño: grafo de conhecimento semântico;dados abertos governamentais;integração de dados
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Fecha de publicación : 2025
Citación : MENESES, Iude Kildare de. Grafo de conhecimento semântico em dados abertos educacionais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2025. Disponível em: Acesso em:
Resumen en portugués brasileño: O acesso a dados governamentais abertos é fundamental para promover a transparência e a participação cidadã. No entanto, a complexidade e a diversidade desses dados podem dificultar seu acesso e interpretação. Os Grafos de Conhecimento oferecem uma representação formal do conhecimento, permitindo que os dados sejam estruturados e enriquecidos com anotações semânticas, facilitando a compreensão e a descoberta de informações relevantes. Nesse contexto, esta pesquisa concentrou-se na análise da relação entre o desempenho acadêmico das escolas da região do Sertão dos Crateús e o montante de recursos investidos pelo governo, por meio da construção de um Grafo de Conhecimento Semântico. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas a coleta e a integração semântica de dados abertos provenientes de fontes governamentais. O Grafo de Conhecimento Semântico foi criado e, futuramente, será integrado à plataforma do Observatório de Dados Abertos.
Abstract: Access to open government data is essential for promoting transparency and citizen participation. However, the complexity and diversity of these data can hinder accessibility and interpretation. Knowledge Graphs provide a formal representation of knowledge, allowing data to be structured and enriched with semantic annotations, facilitating comprehension and the discovery of relevant information. In this context, this research focused on analyzing the relationship between the academic performance of schools in the Sertão dos Crateús region and the amount of government investment, through the construction of a Semantic Knowledge Graph. To achieve this objective, open government data were collected and semantically integrated. The Semantic Knowledge Graph was created and will eventually be integrated into the Open Data Observatory platform.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80170
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CRATEÚS - Monografias

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