Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80122
Tipo: | Dissertação |
Título: | Lei no 11.645/08 e as práticas corporais indígenas nas aulas de educação física na rede municipal de Caucaia (CE) |
Autor(es): | Santos, Carlos Átila Lima dos |
Orientador: | Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palavras-chave em português: | Práticas corporais indígenas;Educação Física Escolar;Caucaia;Lei no 11.645 |
Palavras-chave em inglês: | Indigenous body practices;School Physical Education;Law N. 11.645 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SANTOS, Carlos Átila Lima dos. Lei no 11.645/08 e as práticas corporais indígenas nas aulas de educação física na rede municipal de Caucaia (CE). 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | As populações indígenas e negras do Brasil não têm acessado os mesmos espaços, direitos e recursos disponibilizados pelas políticas públicas para as pessoas brancas. Apesar do processo abolicionista, as marcas do preconceito institucionalizado e estruturado infundem o país, utilizando meios científicos e religiosos para justificar por séculos as estruturas de desigualdade nos povos originários. Logo, com o esforço das sociedades indígenas e do movimento negro, políticas de ações afirmativas começaram a emergir. Uma dessas políticas antirracistas ocorreu por meio da promulgação das Leis no 10.639 e no 11.645, que alteram a LDB. Isso é um desafio atual da Educação Física Escolar: delinear um projeto que lide com a formação cidadã de forma educativa que promova as representações culturais, assumindo a diversidade curricular e o interculturalismo crítico. Esta pesquisa apresentou como problemática identificar como a Lei no 11.645 tem viabilizado a inclusão de práticas corporais indígenas dentro do campo da Educação Física Escolar no município de Caucaia. O objetivo principal foi verificar a implementação de práticas corporais indígenas nas aulas de Educação Física dos(as) professores(as) de Caucaia. Em termos metodológicos, utilizou-se uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva de cunho crítico. A pesquisa ocorreu no município de Caucaia e teve como colaboradores os(as) professores(as) de Educação Física da rede de ensino. Foi encaminhado um questionário aos(às) professores(as) que optaram por participar do estudo e que estavam alinhados(as) aos critérios de inclusão do pesquisador, contabilizando treze ao total. Foi utilizada uma análise dialética, mapeando os pontos que convergiam nas explicações dos(as) professores(as) às perguntas realizadas. Assim, as respostas foram organizadas em três categorias, sendo elas a) Cultura indígena na escola a partir das experiências dos(as) professores(as), b) Saberes indígenas nas escolas de Caucaia: possibilidades na Educação Física Escolar e c) Questões para pensar: invisibilidade dos saberes indígenas. Concluímos ratificando a necessidade de fomentar ações concretas no município de Caucaia para melhor implementação da Lei no 11.645/08 nas aulas de Educação Física por meio de formações continuadas embasadas na interculturalidade, superando a reprodução colonial dos materiais disponibilizados aos(às) professores(as) e o avanço na compreensão da interculturalidade crítica e do combate em conjunto com as comunidades locais na busca por manutenção e conquista de direitos. |
Abstract: | Indigenous and black populations in Brazil have not accessed the same spaces, rights and resources made available by public policies to white people. Despite the abolitionist process, the marks of institutionalized and structured prejudice infuse the country, using scientific and religious means to justify the structures of inequality among original peoples for centuries. Soon, with the efforts of indigenous societies and the black movement, affirmative action policies began to emerge. One of these anti-racist policies occurred through the promulgation of Laws 10,639 and 11,645, which amend the LDB. This is a current challenge for School Physical Education: designing a project that deals with citizenship training in an educational way that promotes cultural representations, assuming curricular diversity and critical interculturalism. This research presents the problem of identifying how Law No. 11,645 has enabled the inclusion of indigenous bodily practices within the field of School Physical Education in the municipality of Caucaia. The main objective is to verify the implementation of indigenous body practices in the Physical Education classes of teachers in Caucaia. In methodological terms, a qualitative, exploratory and descriptive approach of a critical nature was used. The research is located in the municipality of Caucaia and had Physical Education teachers from the school network as collaborators. A questionnaire was sent to teachers who chose to participate in the study and who were aligned with the researcher's inclusion criteria, totaling thirteen in total. A dialectical analysis was used, mapping the points that converged in the teachers' explanations to the questions asked. Thus, the answers were organized into three categories, namely a) Indigenous culture at school based on the experiences of teachers, b) Indigenous knowledge in schools in Caucaia: possibilities in School Physical Education and c) Questions to think about : invisibility of indigenous knowledge. We conclude by ratifying the need to promote concrete actions in the municipality of Caucaia to better implement Law no. 11,645/08 in Physical Education classes through continued training based on interculturality, overcoming the colonial reproduction of materials made available to teachers and advancement in the understanding of critical interculturality and the fight together with local communities in the search for maintaining and achieving rights. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80122 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0718366131984827 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2076267318309264 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_calsantos.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.