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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Valéria Maria da Silva-
dc.contributor.authorCruz, Eric Lenin Lucena de Sousa-
dc.date.accessioned2025-03-21T10:56:22Z-
dc.date.available2025-03-21T10:56:22Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationCRUZ, Eric Lenin Lucena de Sousa. Na rota dos badges: recompensas inspiradas em Super Mario no ensino de requisitos e programação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80114-
dc.description.abstractProgramming is an essential component in computing courses, being present in several disciplines and playing a fundamental role throughout the degree. Likewise, understanding software requirements is crucial, serving as a basis for subsequent disciplines and future professional activities. However, teaching these contents can become challenging and often demotivating for students, harming academic performance and the consolidation of knowledge. Gi ven this scenario, this work presents an experience report on the application of gamification as a pedagogical tool in the subjects of Programming Laboratory and Introduction to Software Processes and Requirements. The methodology consisted of creating a card of themed badges inspired by the universe of the game Super Mario, with achievements associated with the stages of the final pro ject of each discipline. The proposal encouraged active participation, increased student engagement and motivation, resulting in better academic performance and a more positive learning experience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleNa rota dos badges: recompensas inspiradas em Super Mario no ensino de requisitos e programaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA programação é um componente essencial nos cursos da área de computação, estando presente em diversas disciplinas e desempenhando um papel fundamental ao longo da graduação. Da mesma forma, a compreensão de requisitos de software e crucial, servindo como base para disciplinas subsequentes e futuras atividades profissionais. No entanto, o ensino desses conteúdos pode se tornar desafiador e, muitas vezes, desmotivador para os alunos, prejudicando o rendimento acadêmico e a consolidação¸ ao do conhecimento. Diante desse cenário, este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a aplicação da gamificação como ferramenta pedagógica nas disciplinas de Laboratório de Programação e Introdução a Processos e Requisitos de Software. A metodologia consistiu na criação de uma cartela de badges temáticos inspirada no universo do jogo Super Mario, com conquistas associadas as etapas do projeto final de cada disciplina. A proposta incentivou a participação ativa, aumentou o engajamento e a motivação dos alunos, resultando em melhor desempenho acadêmico e uma experiência de aprendizagem mais positiva.pt_BR
dc.subject.ptbrbadgespt_BR
dc.subject.ptbrSuper Mariopt_BR
dc.subject.ptbrrequisitos e programaçãopt_BR
dc.subject.enbadgespt_BR
dc.subject.enSuper Mariopt_BR
dc.subject.enrequirements and programmingpt_BR
local.date.available2025-08-20-
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