Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80061
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cultura maker, fabricação digital e multiletramentos: aplicação de sequência didática de forma interdisciplinar e inovadora na Educação de Jovens e Adultos |
Autor(es): | Serafim, Ruth de Sousa Gondim |
Orientador: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Coorientador: | Menezes, Daniel Brandão |
Palavras-chave em português: | Construcionismo;Multiletramentos;Cultura Maker;Fabricação digital;EJA |
Palavras-chave em inglês: | Constructionism;Multiliteracies;Maker Culture;Digital manufacturing;EJA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | SERAFIM, Ruth de Sousa Gondim. Cultura maker, fabricação digital e multiletramentos: aplicação de sequência didática de forma interdisciplinar e inovadora na Educação de Jovens e Adultos. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Este estudo aborda a integração da cultura maker, fabricação digital e multiletramentos como uma abordagem interdisciplinar para promover a inovação educacional no ensino da língua portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos. Sobre o aspecto da cultura maker fundamentou-se no construcionismo de Papert, que apresenta uma proposta de uma educação baseada em competências como pensamento criativo, resolução de problemas, comunicação, cooperação e colaboração. A cultura maker e a fabricação digital enfatizam a criatividade, experimentação e construção de projetos tangíveis, enquanto os multiletramentos destacam o desenvolvimento de habilidades em múltiplas linguagens. A integração desses elementos promoveu uma abordagem interdisciplinar que incentiva os alunos a resolver problemas complexos, colaborar em projetos e desenvolver competências cognitivas e socioemocionais. O presente estudo teve como objetivo analisar a partir de sequências didáticas utilizando a cultura maker, FD e multiletramentos podem ser integradas ao ensino da Língua Portuguesa e promover a inovação na Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, a sequência didática foi aplicada em uma escola da rede de ensino do município de Fortaleza, em uma turma de EJA 4, com o intuito de favorecer a interação ativa destes com os conteúdos relativos à Língua Portuguesa. Para isso, foram utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa, com natureza exploratória e princípios metodológicos da pesquisa-ação em uma sequência didática. Utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin para analisar os dados. A análise de dados ocorreu por meio da aplicação das três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. A cultura maker foi utilizada como uma estratégia pedagógica para engajar os estudantes, promover a compreensão dos conceitos e ampliar o interesse pelos conteúdos estudados. Constatou-se que esta pesquisa forneceu insights e recomendações para a prática pedagógica, destacando o potencial transformador desta abordagem e suas implicações para a educação contemporânea. Como Produto Educacional, foi apresentado um site com sequências didáticas de língua portuguesa para a EJA. |
Abstract: | This study addresses the integration of maker culture, digital manufacturing and multiliteracies as an interdisciplinary approach to promote educational innovation in teaching the Portuguese language for Youth and Adult Education. Regarding the aspect of maker culture, it was based on Papert's constructionism, which presents a proposal for an education based on skills such as creative thinking, problem solving, communication, cooperation and collaboration. Maker culture and digital fabrication emphasize creativity, experimentation and building tangible projects, while multiliteracies highlight the development of skills in multiple languages. The integration of these elements promoted an interdisciplinary approach that encourages students to solve complex problems, collaborate on projects and develop cognitive and socio-emotional skills. The present study aimed to analyze how didactic sequences using maker culture, FD and multiliteracies can be integrated into the teaching of the Portuguese Language and promote innovation in Youth and Adult Education. In this sense, the didactic sequence was applied in a school in the city of Fortaleza, in an EJA 4 class, with the aim of encouraging their active interaction with content related to the Portuguese language. For this, the assumptions of qualitative research were used, with an exploratory nature and methodological principles of action research in a didactic sequence. We used some concepts from Content Analysis, from Bardin's perspective, to analyze the data. Data analysis occurred through the application of three phases: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material; 3) treatment of results, inferences and interpretation. Maker culture was used as a pedagogical strategy to engage students, promote understanding of concepts and increase interest in the content studied. It was found that this research provided insights and recommendations for pedagogical practice, highlighting the transformative potential of this approach and its implications for contemporary education. As an Educational Product, a website was presented with Portuguese language teaching sequences for EJA. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80061 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5332919465916966 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0512183585660835 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/8450083821283590 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_dis_rsgserafim.pdf | 5,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2025_pe_rsgserafim.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.