Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasconcelos, Francisco Herbert Lima-
dc.contributor.authorSerafim, Ruth de Sousa Gondim-
dc.date.accessioned2025-03-14T16:58:57Z-
dc.date.available2025-03-14T16:58:57Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSERAFIM, Ruth de Sousa Gondim. Cultura maker, fabricação digital e multiletramentos: aplicação de sequência didática de forma interdisciplinar e inovadora na Educação de Jovens e Adultos. 2025. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80061-
dc.description.abstractThis study addresses the integration of maker culture, digital manufacturing and multiliteracies as an interdisciplinary approach to promote educational innovation in teaching the Portuguese language for Youth and Adult Education. Regarding the aspect of maker culture, it was based on Papert's constructionism, which presents a proposal for an education based on skills such as creative thinking, problem solving, communication, cooperation and collaboration. Maker culture and digital fabrication emphasize creativity, experimentation and building tangible projects, while multiliteracies highlight the development of skills in multiple languages. The integration of these elements promoted an interdisciplinary approach that encourages students to solve complex problems, collaborate on projects and develop cognitive and socio-emotional skills. The present study aimed to analyze how didactic sequences using maker culture, FD and multiliteracies can be integrated into the teaching of the Portuguese Language and promote innovation in Youth and Adult Education. In this sense, the didactic sequence was applied in a school in the city of Fortaleza, in an EJA 4 class, with the aim of encouraging their active interaction with content related to the Portuguese language. For this, the assumptions of qualitative research were used, with an exploratory nature and methodological principles of action research in a didactic sequence. We used some concepts from Content Analysis, from Bardin's perspective, to analyze the data. Data analysis occurred through the application of three phases: 1) pre-analysis; 2) exploration of the material; 3) treatment of results, inferences and interpretation. Maker culture was used as a pedagogical strategy to engage students, promote understanding of concepts and increase interest in the content studied. It was found that this research provided insights and recommendations for pedagogical practice, highlighting the transformative potential of this approach and its implications for contemporary education. As an Educational Product, a website was presented with Portuguese language teaching sequences for EJA.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCultura maker, fabricação digital e multiletramentos: aplicação de sequência didática de forma interdisciplinar e inovadora na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorMenezes, Daniel Brandão-
dc.description.abstract-ptbrEste estudo aborda a integração da cultura maker, fabricação digital e multiletramentos como uma abordagem interdisciplinar para promover a inovação educacional no ensino da língua portuguesa para a Educação de Jovens e Adultos. Sobre o aspecto da cultura maker fundamentou-se no construcionismo de Papert, que apresenta uma proposta de uma educação baseada em competências como pensamento criativo, resolução de problemas, comunicação, cooperação e colaboração. A cultura maker e a fabricação digital enfatizam a criatividade, experimentação e construção de projetos tangíveis, enquanto os multiletramentos destacam o desenvolvimento de habilidades em múltiplas linguagens. A integração desses elementos promoveu uma abordagem interdisciplinar que incentiva os alunos a resolver problemas complexos, colaborar em projetos e desenvolver competências cognitivas e socioemocionais. O presente estudo teve como objetivo analisar a partir de sequências didáticas utilizando a cultura maker, FD e multiletramentos podem ser integradas ao ensino da Língua Portuguesa e promover a inovação na Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, a sequência didática foi aplicada em uma escola da rede de ensino do município de Fortaleza, em uma turma de EJA 4, com o intuito de favorecer a interação ativa destes com os conteúdos relativos à Língua Portuguesa. Para isso, foram utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa, com natureza exploratória e princípios metodológicos da pesquisa-ação em uma sequência didática. Utilizamos alguns conceitos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin para analisar os dados. A análise de dados ocorreu por meio da aplicação das três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material; 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. A cultura maker foi utilizada como uma estratégia pedagógica para engajar os estudantes, promover a compreensão dos conceitos e ampliar o interesse pelos conteúdos estudados. Constatou-se que esta pesquisa forneceu insights e recomendações para a prática pedagógica, destacando o potencial transformador desta abordagem e suas implicações para a educação contemporânea. Como Produto Educacional, foi apresentado um site com sequências didáticas de língua portuguesa para a EJA.pt_BR
dc.subject.ptbrConstrucionismopt_BR
dc.subject.ptbrMultiletramentospt_BR
dc.subject.ptbrCultura Makerpt_BR
dc.subject.ptbrFabricação digitalpt_BR
dc.subject.ptbrEJApt_BR
dc.subject.enConstructionismpt_BR
dc.subject.enMultiliteraciespt_BR
dc.subject.enMaker Culturept_BR
dc.subject.enDigital manufacturingpt_BR
dc.subject.enEJApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5332919465916966pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0512183585660835pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8450083821283590pt_BR
local.date.available2025-03-14-
Appears in Collections:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_rsgserafim.pdf5,09 MBAdobe PDFView/Open
2025_pe_rsgserafim.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.