Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPorto, Bernadete de Souza-
dc.contributor.authorBarroso, Danilo Alves-
dc.date.accessioned2025-03-12T13:25:06Z-
dc.date.available2025-03-12T13:25:06Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARROSO, Danilo Alves. O desenvolvimento profissional docente em início de carreira na perspectiva da formação continuada: o caso do Grupo de Estudos e Pesquisa Docência e Alfabetização (DOCA). 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80022-
dc.description.abstractThe teacher induction stage sometimes happens abruptly, triggering irruptions that tend to impact the actions of beginning teachers, as evidenced in the studies by Huberman (2007), Lima (2004), Alarcão and Roldão (2014), Cruz, Farias and Hobold (2020), among others. Research in this area shows that education systems offer little or no assistance to this public (André, 2012; Cruz et al, 2022), who end up facing the tastes and discomforts of teaching through self-developed strategies. Under these assumptions, it is understood that there is an urgent need to develop research and debate on training aspects that welcome teachers at the start of their careers. This paper, therefore, sets out to investigate this issue. In order to do this, she proposes a qualitative case study, the main objective of which is to analyze the importance of the continuing education developed by the university for the professional development of novice teachers. The Teaching and Literacy Study and Research Group (DOCA) at the Federal University of Ceará (UFC) is the privileged space for the development of the research, as it brings together crucial elements for the proposal launched, offering continuing training and welcoming beginning teachers from a public school network, characterizing itself as the locus of the research, as its members are the subjects. The corpus of analysis consists of semi-structured interviews with the group participants and observation of the meetings. As a result, it was observed that discredit on the part of management and colleagues, lack of mastery of school bureaucracy and the strangeness of the male figure in Early Childhood Education were major obstacles during their arrival at the schools, contextualizing the moment they experienced. Furthermore, the training offered by the school system does not meet the teachers' demands, as it does not relate to the day-to-day running of the schools. On the other hand, the teachers' pedagogical practices have been directly influenced by the studies, dialogues and debates generated at DOCA. We conclude by assuming that participation in the study group was of great importance to the participants as it provided them with a warm welcome, sensitive listening, helped them choose pedagogical approaches and made it possible to reflect on the practices developed by the group of teachers, demonstrating the importance of this type of formative approach during the period of initiation into teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO desenvolvimento profissional docente em início de carreira na perspectiva da formação continuada: o caso do Grupo de Estudos e Pesquisa Docência e Alfabetização (DOCA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA etapa de iniciação de professores no magistério por vezes acontece de forma abrupta, desencadeando irrupções que tendem a impactar os fazeres dos professores iniciantes, conforme evidenciado nos estudos de Huberman (2007), Lima (2004), Alarcão e Roldão (2014), Cruz, Farias e Hobold (2020), dentre outros. As pesquisas nessa seara mostram que os sistemas de ensino oferecem pouca ou nenhuma assistência para esse público (André, 2012; Cruz et al, 2022), que acaba enfrentando os sabores e dissabores da docência por meio de estratégias elaboradas por si próprios. Sob esses pressupostos, entende-se que urge o desenvolvimento de pesquisas e debates sobre aspectos formativos que acolham professores no início das suas carreiras. O presente trabalho, portanto, se propõe a investigar essa temática. Para isso, lança mão da proposição de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo objetivo principal é analisar a importância da formação continuada desenvolvida pela universidade para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes. O Grupo de Estudo e Pesquisa Docência e Alfabetização (DOCA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) é o espaço privilegiado para o desenvolvimento da pesquisa, pois congrega elementos cruciais para a proposta lançada, oferecendo formação continuada e acolhendo professores iniciantes de uma rede pública de ensino, caracterizando-se como o lócus da pesquisa, à medida que seus membros são os sujeitos. O corpus de análise é composto pelas entrevistas semiestruturadas com os participantes do grupo e pela observação dos encontros. Como resultado, observou-se que o descrédito por parte da gestão e colegas, falta de domínio da burocracia das escolas e o estranhamento da figura masculina na Educação Infantil, figuram como grandes empecilhos durante a chegada às escolas, contextualizando o momento vivido. Ainda, a formação ofertada pela rede de ensino não contempla as demandas dos professores, por não dialogar com o dia a dia das escolas. Em contrapartida, as práticas pedagógicas dos professores foram diretamente influenciadas pelos estudos, diálogos e debates gerados no DOCA. Conclui-se assumindo que a participação no grupo de estudos ganhou grande importância para os participantes à medida que os proporcionou acolhimento, escuta sensível, os ajudou nas escolhas de abordagens pedagógicas e possibilitou a reflexão das práticas desenvolvidas pelo coletivo de professores membros do grupo, demonstrando a importância desse tipo de abordagem formativa no período de iniciação à docência.pt_BR
dc.subject.ptbrProfessores iniciantespt_BR
dc.subject.ptbrFormação continuadapt_BR
dc.subject.ptbrDesenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subject.ptbrGrupo de estudospt_BR
dc.subject.enBeginning teacherspt_BR
dc.subject.enContinuing educationpt_BR
dc.subject.enTeacher professional developmentpt_BR
dc.subject.enStudy grouppt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7812520705313343pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6363268957802414pt_BR
local.date.available2025-03-12-
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_dis_dabarroso.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.