Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80014
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSampaio Filho, César Ivan Nunes-
dc.contributor.authorGomes, Antônia Mirela Martins-
dc.date.accessioned2025-03-12T12:10:40Z-
dc.date.available2025-03-12T12:10:40Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationGOMES, A. M. M. Coeficiente alométrico para Censo do Ensino Básico. 2025. 40 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80014-
dc.description.abstractAllometry is a term originating from biology, which aims to study the growth of parts of given body in relation to the rest of the it’s composition. This concept can also be expanded to other areas in order to characterize the behavior of social mechanisms, such as the financial system and population dynamics. In such a way that, when considering large sets of data, it is possible to obtain information about the pattern of behavior and how certain variables are associated with each other. Therefore, using tools linked to data analysis, the present work aims to analyze how the allometric behavior of variables that make up the collection of educational data from the basic education SCHOOL CENSUS occurs. For this, microdata was used relating to the school census available on the Federal Government portal, highlighting that the data used includes educational institutions across the country, so that it is possible to study the behavior of four variables, namely, the number teachers, enrollments, schools and the population of a given city. Therefore, through the results obtained, it can be concluded that the relationship between the indicators is described by a power law with the population size, and depending on the indicator cosidered, it is possible to observe a proportional behavior a proportional behavior (isometric), or alometric superlinear or sublinear.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCoeficiente alométrico para Censo do Ensino Básicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlometria é um termo proveniente da biologia, que visa estudar o crescimento de partes do corpo de um ser em relação ao restante da composição corporal. Tal conceito também pode ser expandido para outras áreas a fim de caracterizar o comportamento de mecanismos sociais, como sistema financeiro e dinâmicas populacionais. De forma que, ao considerar grandes conjuntos de dados é possível obter informações a cerca do padrão de comportamento e como determinadas variáveis estão associadas entre si. Logo, utilizando a análise de dados, o presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá o comportamento alométrico dos dados educacionais produzidos a partir do censo escolar da educação básica. Para isto, foram utilizados microdados referentes ao censo disponibilizados no portal do Governo Federal, de forma que os dados utilizados contemplam instituições de ensino de todo o país, possuindo como intuito estudar o comportamento de quatro variáveis, sendo estas docentes, matrículas, escolas e população. Logo, por meio dos resultados obtidos, pode-se concluir que a relação entre os indicadores é caracterizada por um lei de potência, e a depender do tamanho da população, é possível observar um comportamento de proporcionalidade ou não em relação a quantidade de docentes, matrículas e escolas.pt_BR
dc.subject.ptbrAlometriapt_BR
dc.subject.ptbrCenso escolarpt_BR
dc.subject.ptbrIndicadorespt_BR
dc.subject.enAllometriespt_BR
dc.subject.enData analysispt_BR
dc.subject.enSchool censorshippt_BR
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tcc_ammgomes.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.