Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79991
Tipo: | Tese |
Título : | Intervenção educativa para prevenção e controle da Covid-19 com adolescentes em situação de acolhimento à luz do modelo transteórico: estudo quase experimental |
Autor : | Campos, Regina Kelly Guimarães Gomes |
Tutor: | Patrícia, Neyva da Costa Pinheiro |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação em Saúde;Adolescente;COVID-19;Modelo Transteórico |
Palabras clave en inglés: | Health Education;Adolescent;COVID-19;Transtheoretical Model |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Fecha de publicación : | 2025 |
Citación : | CAMPOS Regina Kelly Guimarães Gomes. Intervenção educativa para prevenção e controle da Covid-19 com adolescentes em situação de acolhimento à luz do modelo transteórico: estudo quase experimental. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 79991. Acesso em: 11 mar. 2025. |
Resumen en portugués brasileño: | As intervenções educativas, quando adequadas à realidade do adolescente, favorecem a construção de conhecimento e a redução das vulnerabilidades observadas, demonstrando adequação às ações de promoção da saúde. O modelo transteórico (MTT) pode ser visto como um referencial teórico promissor para promover a mudança de comportamento. O estudo teve por objetivo analisar o efeito de uma intervenção educativa na mudança de comportamento de adolescentes em situação de acolhimento para a adesão às medidas de prevenção e controle da COVID-19, à luz MTT. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes - depois, realizado em quatro acolhimentos vinculados à Prefeitura Municipal de Fortaleza-Ceará. A população inicial do estudo foi composta por 65 adolescentes. Entretanto, diante das perdas que aconteceram no percurso, trabalhou-se efetivamente com um total de 37(57,0%). O estudo foi realizado em julho de 2023. Os dados foram digitados num banco do Excel (Microssoft Office), e, em seguida, exportados para o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25, para proceder às análises. Foram calculadas as medidas estatísticas frequência, média e desvio padrão. Para as análises de associações entre as variáveis independentes e o desfecho, foi utilizado o teste de McNemar, considerando um nível de significância de 0,05. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, sendo aprovada sob número: 6.066.807 (68410923.8.0000.5054). A caracterização sociodemográfica mostrou que 22(59,5%) são homens; 16(43,3%) estão na faixa etária entre 14-15 anos, com média de idade de 14,7 anos; 19(51,4%) se considera de cor parda; 29(78,4%) heterossexual; 17(45,9%) sem religião; 17(45,9%) tem tempo de estudo entre 7-9 anos, com média de 8,1 anos; e, 24(64,9%) encontra-se sem parceiro. A caracterização clínica evidenciou-se que, 29(78,4%) não teve COVID-19. Contudo, dos oito (21,6%) que foram acometidos pela doença, dois(5,4%) precisaram se internar; e, seis(16,2%) apresentaram sequela/complicação do tipo <falta de ar= . Dentre os quatro acolhimentos visitados, 16(43,2%) adolescentes tinham tempo de acolhimento entre 1- 4 anos, em média 3,6 anos; 20 (54,1%) estiveram de 1 a 2 vezes no acolhimento; e, 11(29,7%) deram entrada no acolhimento, principalmente devido à instabilidade familiar e contato com drogas, dentre outros motivos. Os adolescentes encontravam-se no <estágio de manutenção9 com relação à adesão a todas as medidas de prevenção e controle da COVID-19, tanto antes, quanto após a intervenção educativa. Ao comparar os estágios de mudança de comportamento para a adesão às medidas de prevenção e controle da COVID-19, antes e após a intervenção educativa, verificou-se que não houve efeito. Entretanto, houve uma melhora na adesão de 17,8% e 8,1% ao distanciamento físico; e higienização das mãos, respectivamente; uma piora de 2,7% e 5,4% com relação adesão a etiqueta respiratória e vacinação, respectivamente; mantendo-se o mesmo percentual com relação ao uso de máscara.Conclui-se que a intervenção educativa não influenciou na mudança de comportamento dos adolescentes em situação de acolhimento para adesão às medidas de prevenção e controle da COVID-19, à luz do MTT, mas suscitou reflexões que implicaram na melhoria da prática de algumas medidas e na manutenção de outras. |
Abstract: | Educational interventions, when appropriate to the reality of the adolescent, favor the construction of knowledge and the reduction of the vulnerabilities observed, demonstrating adequacy to health promotion actions. The transtheoretical model (TTM) can be seen as a promising theoretical framework to promote behavior change. The study aimed to analyze the effect of an educational intervention on the behavior change of adolescents in foster care for adherence to COVID-19 prevention and control measures, in the light of MTT. This is a quasi-experimental study, of the before-after type, carried out in four shelters linked to the Municipality of Fortaleza-Ceará. The initial population of the study consisted of 65 adolescents. However, in view of the losses that occurred along the way, a total of 37 (57.0%) were effectively worked. The study was conducted in July 2023. The data were entered into an Excel database (Microssoft Office), and then exported to the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 25, for analysis. Statistical measures frequency, mean and standard deviation were calculated. For the analysis of associations between the independent variables and the outcome, the McNemar test was used, onsidering a significance level of 0.05. The research was submitted to the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará, and was approved under number: 6.066.807 (68410923.8.0000.5054). The sociodemographic characterization showed that 22 (59.5%) are men; 16 (43.3%) were in the age group between 14 and 15 years, with a mean age of 14.7 years; 19 (51.4%) consider themselves to be brown; 29 (78.4%) were heterosexual; 17 (45.9%) had no religion; 17 (45.9%) had been schooling for 7-9 years, with a mean of 8.1 years; and 24 (64.9%) were without a partner. The clinical characterization showed that 29 (78.4%) did not have COVID-19. However, of the eight (21.6%) who were affected by the disease, two (5.4%) needed to be hospitalized; and six (16.2%) had sequelae/complications of the "shortness of breath" type. Among the four shelters visited, 16 (43.2%) adolescents had been in foster care between 1 and 4 years, with an average of 3.6 years; 20 (54.1%) were in the shelter 1 to 2 times; and, 11 (29.7%) were admitted to the shelter, mainly due to family instability and contact with drugs, among other reasons. The adolescents were in the "maintenance stage" in relation to adherence to all COVID-19 prevention and control measures, both before and after the educational intervention. When comparing the stages of behavior change for adherence to COVID-19 prevention and control measures, before and after the educational intervention, it was found that there was no effect. However, there was an improvement in adherence of 17.8% and 8.1% to physical distancing; and hand hygiene, respectively; a worsening of 2.7% and 5.4% in relation to adherence to respiratory etiquette and vaccination, respectively; maintaining the same percentage in relation to the use of masks. It is concluded that the educational intervention did not influence the change in behavior of adolescents in foster care to adhere to COVID-19 prevention and control measures, in the light of the MTT, but it raised reflections that implied in the improvement of the practice of some measures and the maintenance of others. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79991 |
ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0002-2863-1002 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1163388203523188 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-7022-8391 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3311923741926368 |
Derechos de acceso: | Acesso Embargado |
Aparece en las colecciones: | DENF - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tese_rkgcampos.pdf Until 2026-12-16 | Tese | 2,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.