Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79990
Tipo: TCC
Título: Explorando a Física por meio de experiências na educação infantil
Autor(es): Pinto, Alan de Matos
Orientador: Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave em português: Física;Educação infantil;Experimentação;Ludicidade;Alfabetização científica
Palavras-chave em inglês: Physics;Early childhood education;Experimentation;Playfulness;Scientific literacy
Data do documento: 2025
Citação: PINTOS, A. de M. Explorando a Física por meio de experiências na educação infantil. 2025. 109 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal explorar o uso de experimentos práticos de física como ferramenta lúdica e pedagógica na Educação Infantil, especificamente em turmas de crianças de 5 a 6 anos. A pesquisa foi realizada no Colégio de Aplicação Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC CAp UFC), onde foram desenvolvidos 17 experimentos relacionados a diferentes áreas da física, como termodinâmica, mecânica, óptica, magnetismo e física moderna. A abordagem qualitativa de caráter interpretativo foi utilizada para analisar o engajamento e a compreensão das crianças durante as atividades propostas. Os resultados demonstraram que a experimentação prática é uma estratégia eficaz para despertar a curiosidade e o interesse das crianças por fenômenos científicos, mesmo que de forma intuitiva e não formal. Experimentos como o de Galileu sobre a queda livre, o disco de Newton e o anamorfismo com espelho cilíndrico destacaram-se pelo alto potencial lúdico e pedagógico, também com alto engajamento e satisfação. No entanto, alguns experimentos, como o da percepção relativa de temperatura, mostraram-se menos eficazes em manter a atenção das crianças. Conclui-se que a física, quando trabalhada de forma lúdica e contextualizada, pode ser uma ferramenta poderosa para promover a alfabetização científica na Educação Infantil, contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento integral das crianças e preparando-as para o estudo de conteúdos mais complexos no futuro.
Abstract: This work aims to explore the use of practical physics experiments as a playful and pedagogical tool in Early Childhood Education, specifically in classes of children aged 5 to 6 years. The research was conducted at the Colégio de Aplicação Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC CAp UFC), where 17 experiments related to different areas of physics, such as thermodynamics, mechanics, optics, magnetism, and modern physics, were applied. A qualitative, interpretative approach was used to analyze the children's engagement and understanding during the proposed activities. The results demonstrated that practical experimentation is an effective strategy to awaken children's curiosity and interest in scientific phenomena, even in an intuitive and non-formal way. Experiments such as Galileo's free-fall experiment, Newton's disc, and anamorphosis with a cylindrical mirror stood out for their high playful and pedagogical potential, also showing high engagement and satisfaction. However, some experiments, such as the one on relative temperature perception, proved to be less effective in maintaining children's attention. It is concluded that physics, when approached in a playful and contextualized manner, can be a powerful tool for promoting scientific literacy in Early Childhood Education, contributing to children's learning and integral development and preparing them for the study of more complex content in the future.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79990
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_ampinto.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.