Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79987| Tipo: | TCC |
| Título : | Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de Física: uma proposta de sequência didática |
| Autor : | Novais, Evanilson Filgueiras |
| Tutor: | Coelho, Afrânio de Araújo |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Ensino de Física;Aprendizagem baseada problemas;Metodologias Ativas |
| Palabras clave en inglés: | Physics teaching;Problem-based learning;Active methodologies |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | NOVAIS, E. F. Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de Física: uma proposta de sequência didática. 2025. 46 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | O processo de ensino de física está enrijecido em uma educação tradicional, pois em pleno século XXI ainda são ministradas aulas similares às do século XX, algo que torna o processo de ensino-aprendizagem extenuante e nada atrativa para os estudantes ao ponto de gerar dificuldades no processo de aprendizagem. O presente trabalho realiza uma análise bibliográfica sobre as Metodologias Ativas, com foco especificamente na Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) que faz-se o centro deste estudo, por meio de uma proposta de sequência didática para aulas de Física do Ensino Médio. Esta sequência didática propõe uma metodologia de ensino cujo objetivo é desenvolver a investigação crítica e trabalho colaborativo em conjunto com a aquisição de conhecimento. A metodologia é amplamente aplicada nos cursos de Ensino Superior na Área da Saúde e por suas características que permitem o estudante ter uma vivência singular de aprendizado, no qual são utilizados problemas imersos no contexto de suas áreas. |
| Abstract: | The process of teaching Physics remains rigid in traditional education systems, as many 21st-century classrooms still follow methods reminiscent of the 20th century. This outdated approach often makes the teaching-learning process tedious and unengaging for students, leading to significant challenges in their learning experience. This study conducts a bibliographic analysis of Active Methodologies, with a particular focus on Problem-Based Learning (PBL), which is the central focus of this research. It proposes a didactic sequence for High School Physics classes, utilizing PBL as a teaching methodology aimed at fostering critical thinking, collaborative work, and knowledge acquisition. PBL is widely implemented in Higher Education programs within the Health Sciences, and its unique characteristics enable students to engage in immersive learning experiences by solving problems relevant to their fields. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79987 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_efnovais.pdf | 391,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.