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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79957
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da política pública de formação policial da AESP/CE no período 2011-2023 |
Título em inglês: | Assessment of the AESP/CE public police training policy in the period 2011-2023 |
Autor(es): | Torres, Tayana Cibele Canafístula |
Orientador: | Diógenes, José Lenho Silva |
Palavras-chave em português: | Avaliação de políticas públicas;Academia estadual de segurança pública;Força policial;Integração militar e civil;ODS 16 |
Palavras-chave em inglês: | Public policy evaluation;State public security academy;Police training;Military and civil integration;SDG 16 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | TORRES, Tayana Cibele Canafístula. Avaliação da política pública de formação policial da AESP/CE no período 2011-2023. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Este estudo investiga as políticas públicas de formação policial, com um enfoque particular na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), durante o período compreendido entre 2011 e 2023. Sob uma perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar que articula educação policial, gestão de segurança pública, direitos humanos e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, a pesquisa exploratória de natureza qualitativa emprega uma combinação de pesquisa de campo, observação participante na modalidade insider, análise documental e conversas em profundidade. O objetivo é avaliar o desenho da estrutura administrativa da AESP/CE examinando sua atuação para a promoção da integração entre a formação militar e civil na preparação dos profissionais de segurança pública. A análise das políticas e práticas educacionais atuais destaca a necessidade de alinhar a formação policial aos princípios democráticos e ao respeito aos direitos humanos, em consonância com o ODS 16 das Nações Unidas, que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. Os resultados, construídos por meio de análises de conteúdo e de discurso, indicam a urgência de reformas educacionais que não apenas superem a tradicional dicotomia entre formação militar e civil, mas também promovam um paradigma educacional centrado no respeito aos direitos humanos, na justiça social e na cultura de paz. |
Abstract: | This study investigates public police training policies, with a particular focus on the State Academy of Public Security of Ceará (AESP/CE), during the period between 2011 and 2023. From an interdisciplinary theoretical-methodological perspective that articulates police education, management of public security, human rights and Sustainable Development Goal 16, exploratory qualitative research employs a combination of field research, insider participant observation, documentary analysis and in-depth conversations. The objective is to evaluate the design of the administrative structure of AESP/CE by examining its actions to promote integration between military and civilian training in the preparation of public security professionals. Analysis of current educational policies and practices highlights the need to align police training with democratic principles and respect for human rights, in line with United Nations SDG 16, which aims to promote peaceful and inclusive societies for sustainable development. The results, constructed through content and discourse analyses, indicate the urgency of educational reforms that not only overcome the traditional dichotomy between military and civilian training, but also promote an educational paradigm centered on respect for human rights, social justice and in the culture of peace. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79957 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | lattes.cnpq.br/7701738062460333 |
Currículo Lattes do Orientador: | lattes.cnpq.br/4395963789435452 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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