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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79930
Type: | Dissertação |
Title: | Avaliação das estratégias de comunicação digital do portal Geledés no fomento a políticas públicas antirracistas no Brasil |
Title in English: | Evaluation of the portal´s digital communication strategies Geledés in fostering anti-racist public policies in Brazil |
Authors: | Silva, Andréa Geisiane Gomes da |
Advisor: | Soares, Maria de Nazaré Moraes |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Comunicação digital;Ativismo digital;Racismo e antirracismo;Colonialismo e colonialidade;Políticas públicas antirracistas |
Keywords in English : | Digital communication;Digital activism;Racism and anti-racism;Colonialism and coloniality;Black movement;Anti-racist public policies |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | SILVA, Andréa Geisiane Gomes da. Avaliação das estratégias de comunicação digital do portal Geledés no fomento a políticas públicas antirracistas no Brasil. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Com a demanda crescente do acesso à internet pelos brasileiros a partir de 1990, houve um aumento nas relações sociais em rede que proporcionaram aos movimentos sociais tradicionais se desenvolverem também na esfera on-line. Com estas premissas o presente trabalho fará uma avaliação da trajetória do Portal Geledés - Instituto da Mulher Negra e suas ações na promoção do ativismo digital para o fortalecimento da luta contra o racismo. O Portal se articula como mecanismo de mudança social e política pública antirracista em rede na efetivação dos direitos das pessoas negras e propaga a participação democrática na esfera on-line e no espaço público urbano. O trabalho discute as reivindicações do movimento negro educador, adotando uma abordagem do decolonialismo digital para o fomento de políticas públicas antirracistas a partir da trajetória do movimento negro unificado (Gomes, 2019; Gonzalez, 2021; Silva, 2023; Faustino; Lippold, 2023, Barbosa, 2023; Sodré, 2006, Ribeiro, 2018). Os aspectos metodológicos são a netnografia, denominada como o estudo da etnografia na esfera virtual. Sendo assim, será feito um estudo descritivo, denso e profundo das postagens do Instagram do Geledés e serão analisadas as informações obtidas nessas postagens bem como os vínculos existentes entre as seguidoras (Kozinets, 2014; , Gohn, 2015, Sodré, 2006); outra metodologia adotada será a pesquisa qualitativa (Minayo, 1994), colocando em prática a abordagem qualitativa e por fim a análise de discurso (Orlandi, 2009) nos comentários das postagens do Instagram do Geledés referentes aos meses de março e novembro de 2020 a 2023. Conforme a investigação, o Portal Geledés é uma rede social que proporciona uma análise crítica dos atores sociais (seguidoras), estes formam uma rede de relações sociais via internet. O percurso avaliativo é pautado na avaliação em profundidade, esta se dá de forma densa, profunda e subjetiva (Rodrigues, 2008). A avaliação em profundidade enfatiza a trajetória da política pública, seu contexto, temporalidade e territorialidade. Os resultados da pesquisa apontam que o Geledés ao utilizar instrumentos tecnológicos na esfera on-line, efetiva suas pautas antirracistas e propaga a igualdade de gênero e classe. O portal ao ser referência nas comunidades eletrônicas expVIande parcerias que colaboram para a realização de suas reivindicações ampliando os vínculos entre as pessoas. A pesquisa destaca a importância do Portal Geledés em criar conteúdos educativos e informativos que mobilizam pautas antirracistas. Essa abordagem se alinha com Gomes (2019) e Gonzalez (2021), que discutem o Movimento Negro Educador (MNE) como uma força política e pedagógica que ressignifica a noção de raça e promove a emancipação da população negra. De acordo com Sodré (2006) e Ribeiro (2018), os resultados mostram que o Portal Geledés desafia as estruturas coloniais digitais, promovendo conteúdos que combatem a invisibilidade e a hipervisibilidade impostas às mulheres negras nas plataformas digitais. A partir das reflexões de Faustino e Lippold (2023) o Portal Geledés incorpora as discussões de Carneiro (2011) e Gonzalez (2021) sobre a dupla opressão enfrentada pelas mulheres negras, derivada do racismo e do sexismo. As postagens analisadas no Instagram refletem o papel central do feminismo negro em abordar questões de gênero, raça e classe de forma integrada, reforçando a luta por igualdade e reconhecimento. |
Abstract: | With the growing demand for internet access by Brazilians since 1990, there has been an increase in networked social relations that have allowed traditional social movements to also develop in the online sphere. With these premises, this paper will evaluate the trajectory of the Geledés Portal - Instituto da Mulher Negra and its actions in promoting digital activism to strengthen the fight against racism. The Portal is articulated as a mechanism for social change and anti-racist public policy in the network in the realization of the rights of black people and propagates democratic participation in the online sphere and in urban public spaces. The paper discusses the demands of the black educator movement, adopting a digital decolonialism approach to promote anti-racist public policies based on the trajectory of the unified black movement (Gomes, 2019; Gonzalez, 2021; Silva, 2023; Faustino; Lippold, 2023, Barbosa, 2023; Sodré, 2006, Ribeiro, 2018). The methodological aspects are netnography, known as the study of ethnography in the virtual sphere. Therefore, a descriptive, dense and in-depth study of Geledés' Instagram posts will be carried out and the information obtained from these posts will be analyzed, as well as the links between followers (Kozinets, 2014; , Gohn, 2015, Sodré, 2006); another methodology adopted will be qualitative research (Minayo, 1994), putting into practice the qualitative approach and finally discourse analysis (Orlandi, 2009) in the comments of Geledés' Instagram posts for the months of March and November 2020 to 2023. According to the investigation, the Geledés Portal is a social network that provides a critical analysis of social actors (followers), who form a network of social relationships via the internet. The evaluation process is based on in-depth evaluation, which is done in a dense, deep and subjective way (Rodrigues, 2008). The in-depth assessment emphasizes the trajectory of public policy, its context, temporality, and territoriality. The results of the research indicate that Geledés, by using technological instruments in the online sphere, implements its anti-racist agendas and promotes gender and class equality. As a reference in electronic communities, the portal expands partnerships that collaborate to carry out its demands, expanding the bonds between people. The research highlights the importance of the Geledés Portal in creating educational and informative content that mobilize anti-racist agendas. This approach aligns with Gomes (2019) and Gonzalez (2021), who discuss the Movimento Negro Educador (MNE) as a political and pedagogical force that redefines the notion of race and promotes the emancipation of the black population. According to Sodré (2006) and Ribeiro (2018), the results show that the Geledés Portal challenges digital colonial structures, promoting content that combats the invisibility and hypervisibility imposed on black women on digital platforms. Based on the reflections of Faustino and Lippold (2023), the Geledés Portal incorporates the discussions of Carneiro (2011) and Gonzalez (2021) on the double oppression faced by black women, derived from racism and sexism. The posts analyzed on Instagram reflect the central role of black feminism in addressing issues of gender, race, and class in an integrated manner, reinforcing the fight for equality and recognition. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79930 |
Author's Lattes: | lattes.cnpq.br/8031279780746637 |
Advisor's Lattes: | lattes.cnpq.br/3073541276192824 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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