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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79923| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Desenvolvimento de tecnologia educacional para orientação nutricional em diabetes mellitus e hipertensão arterial para uso de agentes comunitários de saúde: uma revisão de escopo. |
| Título em inglês: | Development of educational technology for nutritional guidance in diabetes mellitus and hypertension arterial health agent for use by community health agents: a scoping review. |
| Autor(es): | Sousa, Francisco Leonardo Teixeira de |
| Orientador: | Lira, Geison Vasconcelos |
| Palavras-chave em português: | comorbidades;agente comunitários de saúde;saúde digital |
| Palavras-chave em inglês: | Comorbidities;Community Health Agents;digital health |
| Data do documento: | 29-Nov-2024 |
| Citação: | SOUSA, Francisco Leonardo Teixeira de. Desenvolvimento de tecnologia educacional para orientação nutricional em diabetes mellitus e hipertensão arterial para uso de agentes comunitários de saúde: uma revisão de escopo. 2024. 87f. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024. |
| Resumo: | As comorbidades na atenção primária demandam um cuidado contínuo e coordenado. Tecnologias, como aplicativos de monitoramento e prontuários eletrônicos, apoiam o gerenciamento dessas condições e facilitam a comunicação entre profissionais. Os agentes comunitários de saúde têm papel crucial, atuando na orientação dos pacientes, promovendo o autocuidado e utilizando ferramentas digitais para registrar dados, agilizar encaminhamentos e reforçar o vínculo entre a comunidade e o sistema de saúde, aprimorando o acesso e a eficiência dos serviços. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo modelar os conteúdos fundamentais de tecnologia educativa no formato de aplicativo para o uso dos ACS no trabalho de orientação nutricional a pacientes com diabetes mellitus e hipertensão arterial. Devido à natureza ampla da questão de pesquisa, o protocolo foi elaborado de acordo com a metodologia de scoping review. Partindo da pergunta central da revisão, os critérios para elegibilidade dos estudos serão delimitados com base nos domínios da estratégia Population, Concept e Context (PCC). Entre o período de abril a outubro de 2022 foi realizada uma busca sistemática em 07 bases de dados eletrônicas: PubMed, Scopus, Web of Science e em bases complementares e secundárias. A busca foi estruturada pelas palavras-chave, DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e MeSH (Medical Subject Headings) e os termos combinados por operadores booleanos. O processo de seleção dos estudos e de coleta e extração dos dados foi realizado por dois revisores de forma independente, e as discrepâncias durante o processo foram discutidas e resolvidas por um terceiro revisor. Os dados foram sintetizados de forma descritiva com categorias que descrevam as características das publicações recuperadas nesta revisão, em se tratando da população, contexto e conceito e principais resultados mapeados. Após a análise dos 36 artigos selecionados, constatou-se que apenas um número reduzido (n=7) abordou a participação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) como protagonistas das pesquisas. Em relação aos cenários de práticas 22,22% dos estudos se passaram na APS, em relação as linha de cuidado, 41,66% prevaleceu os aplicativos que trabalhava cuidados permanentes, as comorbidades mais prevalentes foram debates mellitus com 33,33%, em ralação as abordagens nutricionais, prevaleceu as orientações nutricionais com 13,88%, as ferramentas tecnológicas mais prevalentes foram os aplicativos móveis. Foram observados algumas limitações e potencialidades, porém o estudo evidenciou a importância do desenvolvimento de tecnologias educacionais voltadas para a orientação nutricional de pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, especialmente no contexto da atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nesse contexto, proponho o desenvolvimento de uma tecnologia que possa monitorar e trabalhar educação em saúde de forma permanente, que incluísse as seguintes funcionalidades e conteúdos fundamentais, cadastro de pacientes, alertas e lembretes, educação em saúde, relatórios e acompanhamentos, e a comunicação direta. A integração de tecnologias educacionais ao trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde é uma estratégia promissora, constituindo um passo importante na construção de sistemas de saúde mais eficientes e acessíveis. |
| Abstract: | Comorbidities in primary care require continuous and coordinated care. Technologies, such as monitoring applications and electronic medical records, support the management of these conditions and facilitate communication between professionals. Community health agents play a crucial role, acting in patient guidance, promoting self-care and using digital tools to record data, expedite referrals and strengthen the link between the community and the health system, improving access and efficiency of services. This research aims to model the fundamental contents of educational technology in the format of an application for use by CHWs in nutritional guidance work for patients with diabetes mellitus and arterial hypertension. Due to the broad nature of the research question, the protocol was prepared according to the scoping review methodology. Starting from the central question of the review, the eligibility criteria of the studies will be defined based on the domains of the Population, Concept and Context (PCC) strategy. Between April and October 2022, a systematic search was carried out in 7 electronic databases: PubMed, Scopus, Web of Science and in complementary and secondary databases. The search was structured by the keywords, DeCS (Health Sciences Descriptors) and MeSH (Medical Subject Headings) and the terms combined by Boolean operators. The process of selecting the studies and collecting and extracting the data was carried out by two reviewers independently, and discrepancies during the process were discussed and resolved by a third reviewer. The data were synthesized descriptively with categories that describe the characteristics of the publications retrieved in this review, in terms of population, context and concept, and main results mapped. After analyzing the 36 selected articles, it was found that only a small number (n=7) addressed the participation of Community Health Agents (CHAs) as protagonists of the research. Regarding the practice scenarios, 22.22% of the studies took place in PHC; regarding the care lines, 41.66% of the applications that worked on permanent care prevailed; the most prevalent comorbidities were diabetes mellitus (33.33%). Regarding nutritional approaches, nutritional guidelines prevailed (13.88%), and the most prevalent technological tools were mobile applications. Some limitations and potentialities were observed, but the study highlighted the importance of developing educational technologies aimed at nutritional guidance for patients with Diabetes Mellitus and Arterial Hypertension, especially in the context of the work of Community Health Agents (CHAs). In this context, I propose the development of a technology that can monitor and work on health education on a permanent basis, which would include the following fundamental functionalities and content: patient registration, alerts and reminders, health education, reports and follow-ups, and direct communication. The integration of educational technologies into the work of Community Health Agents is a promising strategy, constituting an important step in building more efficient and accessible health systems |
| Descrição: | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79923 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0000-0726-2888 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3952378177274438 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3817419583415614 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2024_dis_fltsousa.pdf | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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