Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79887
Tipo: TCC
Título : Reabilitação oral complexa em pacientes portadores de amelogênese imperfeita: um relato de experiência
Autor : Cunha, Abrahão Lincoln Alves
Herculano, Ana Beatriz Rodrigues
Tutor: Dias, Marcelo Magalhães
Co-asesor: Chaves, Filipe Nobre
Palabras clave en portugués brasileño: Amelogênese imperfeita;Reabilitação protética;Implante dentário;Odontologia restauradora
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : CUNHA, A. L. A.; HERCULANO, A. B. R. Reabilitação oral complexa em pacientes portadores de Amelogênese Imperfeita: Um Relato de Experiência. 2023. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumen en portugués brasileño: A amelogênese imperfeita é caracterizada como uma alteração patológica hereditária que compreende um grupo de anomalias genéticas em que a formação do esmalte dental é afetada. Dentre as principais alterações, incluem-se a hipoplasia de esmalte e a hipomineralização, ambas podendo afetar todos ou praticamente todos os dentes, tanto na dentição decídua, quanto na permanente. Quando se fala em tratamento, uma das opções para a amelogênese imperfeita, quando esta causa a perda precoce dos dentes, é a associação de implantes com prótese protocolo implanto-suportada. Tal alternativa é a escolha em caso de reabilitação protética por propiciar uma maior retenção da peça, bem como uma menor reabsorção do osso alveolar ao passar do tempo, garantindo melhora da função mastigatória, estética e propiciando um bom custo-benefício. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar a experiência vivida durante o atendimento de dois pacientes jovens, portadores de amelogênese imperfeita, desde a colocação dos implantes, até a reabilitação protética. Os casos clínicos se referem aos pacientes A.G.L.P, sexo feminino, 20 anos e A.G.L.P, sexo masculino, 21 anos, irmãos, os quais receberam diagnóstico de amelogênse imperfeita no ambulatório de Estomatologia da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Devido ao amplo comprometimento dos dentes presentes, optou-se por realizar exodontias múltiplas e reabilitação com próteses totais superior e inferior. Todavia, devido à insatisfatória estabilidade e biomecânica da prótese inferior, decidiu-se alterar o plano de tratamento. Para reabilitação definitiva da arcada inferior foi realizada instalação de quatro implantes e posterior confecção de prótese protocolo implanto-suportada. Diagnosticar e promover o tratamento adequado é um grande desafio em pacientes com amelogênese imperfeita (AI). Clinicamente indivíduos com AI possuem manifestações primárias como: lesões por cárie, gengivite, comprometimento estético, sensibilidade dental alterada e perda de dimensão vertical. É ideal que o tratamento inicie o mais cedo possível, a fim de evitar uma progressão do quadro e evitar abordagens mais invasivas. Entretanto, a depender do grau de comprometimento dos pacientes, o plano de tratamento pode envolver abordagens dentárias invasivas, como exodontias seguidas de reabilitações protéticas. A odontologia restauradora e protética torna possível restaurar estética e função, mesmo em quadros graves de AI, sendo a terapia com implantes indicada em casos severos onde houve perda de todos os dentes. Portanto, é imprescindível o acompanhamento integral do paciente como um todo a fim de garantir a reabilitação necessária, restituindo estética, função e autoestima, principalmente em pacientes jovens como os relatados.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79887
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0003-2539-6411
https://orcid.org/0009-0009-3136-8960
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0323085106310916
http://lattes.cnpq.br/4087458735282845
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-2359-2198
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0541870366236113
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0001-6345-8156
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/5750090814744576
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_alacunha_abrherculano.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.